Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Misteriosa criatura marinha é encontrada no País de Gales

misteriosa criatura marinha
Em destaque está a cartilagem que sustenta as nadadeiras caudais da criatura sem rosto. (Marine Evinronmental Monitoring)

Uma misteriosa criatura marinha sem rosto e com 8 metros de comprimento encontrada no País de Gales, Reino Unido, tem a aparência de um monstro marinho.

De vez em quando, temos a oportunidade de avistar gigantes do oceano em carne e osso, enquanto seus corpos chegam à costa. Isso porque animais mortos são feras gasosas, o que significa que até animais enormes podem alcançar flutuabilidade nas correntes oceânicas.

Identificação da criatura marinha

Normalmente, as equipes trabalham contra o relógio – muito necessário em casos de animais em decomposição – para descobrir como e por que a criatura marinha morreu. Portanto, a equipe de Monitoramento Ambiental Marinho (MEM) pensou ter uma baleia em suas mãos pela primeira vez quando esse mistério surgiu na costa do País de Gales.

Continua depois da publicidade
tubarões-frade
Os tubarões-frade visitam as águas do Reino Unido, mas encontrar um na praia é muito raro.(Marine Environmental Monitoring)

Tendo se decomposto um pouco, a equipe MEM começou a trabalhar fotografando quaisquer recursos que pudesse encontrar para que, em parceria com o Museu de História Natural de Londres, pudessem identificar o conjunto de cartilagem e tecido.

Assim, as investigações confirmaram que a criatura marinha era na verdade um tubarão-frade (Cetorhinus maximus), uma espécie enorme de tubarão. Quando animais mortos mais frescos são encontrados, o coordenador de encalhes do País de Gales Mat Westfield e sua equipe organizam o transporte dos espécimes para o zoológico de Londres, onde uma necropsia é realizada.

Mas, nesse caso, é tarde demais para o animal ser dissecado. De qualquer forma, o resultado pode armar as organizações de conservação com informações de que precisam para trazer uma melhor proteção para as espécies marinhas. Como a criatura marinha é uma espécie ameaçada de extinção, coletar informações sobre tubarões-frade é um trabalho crucial.

Eles são uma descoberta muito rara para equipes de encalhes no Reino Unido, mesmo sendo frequentemente avistados vivos no mar.

Continua depois da publicidade

Com informações de IFLScience.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...