Connect with us

Hi, what are you looking for?

Arte & Filosofia

Corpo de Rafael, famoso artista renascentista, é finalmente identificado

Restos mortais de Rafael
Autorretrato de Raphael (Domínio Público) em comparação com a nova reconstrução facial. (Universidade Tor Vergata)

O artista Renascentista italiano Raffaello Sanzio, mais conhecido como Rafael, morreu em 1520 DEC. Em 1833, um esqueleto anônimo foi exumado do seu túmulo no Panteão de Roma, que era suspeito de ter pertencido ao grande artista. Agora, uma reconstrução 3D provou “sem sombra de dúvidas” que estes são de fato os restos do falecido e grande artista Rafael.

O Legado Artístico do Pintor Rafael

Rafael nasceu na Itália em 1483 e morreu aos 37 anos após ter conquistado fama no Alto Renascimento juntamente com Michelangelo e Leonardo Da Vinci. A Encyclopaedia Britannica diz que Rafael é mais conhecido pelas suas Madonas e pelas suas grandes composições de figuras no Vaticano. A sua obra é admirada pelos historiadores de arte pela sua excepcional clareza de forma e facilidade de composição.

Pensa-se que Rafael aprendeu o seu ofício com o grande mestre pintor Pietro Perugino, que criou os frescos no Colégio del Cambio em Perugia entre 1498 e 1500. Acredita-se que Raphael tenha adquirido o seu vasto conjunto de habilidades de pintura e conhecimento da dinâmica da forma humana na oficina de Perugino. Entre 1501 e 1503 Rafael recebeu a sua maior comissão: pintar a Coroação da Virgem para a Capela Oddi na igreja de San Francesco, Perugia (agora no Vaticano).

Publicidade. A leitura continua abaixo.
'Coroação da Virgem' por Rafael. Cientistas encontraram o túmulo de Rafael
“Coroação da Virgem” por Rafael. Imagem: Wikimedia commons (CC BY-SA 4.0)

Um Resultado Sem Dúvidas

A equipe de pesquisadores da Universidade Tor Vergata de Roma reconstruiu o rosto do homem desconhecido que se suspeitava ser o artista falecido. O biólogo molecular Mattia Falconi disse que a imagem foi construída sobre a medida do esqueleto exumado em 1833.

Com base em comparações com retratos de Rafael por artistas do período, bem como auto-retratos a equipe de investigação determinou que “foi uma combinação clara”. E embora a reconstrução 3D tenha produzido apenas 80% do rosto do homem, os cientistas dizem que estão 100% certos “não há dúvidas quanto aos resultados”.

LEIA TAMBÉM: Mãe de Leonardo Da Vinci identificada

Onde o corpo de Rafael foi enterrado era um mistério histórico, assim como a causa da sua morte. Muitos historiadores especulam que a sua vida sexual hiperactiva levou a uma dose fatal de sífilis, outros sustentam que ele morreu de pneumonia “depois de ter viajado para ver um amante”, segundo o artigo do Daily Mail.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Raffaello Sanzio, Rafael
Raffaello Sanzio por Guidobaldo da Montefeltro. Domínio Público.

O rosto quase completo de Raffaello Sanzio, ou Rafael

Num artigo sobre esta descoberta na PHYS, o Dr. Mattia Falconi diz que a única parte do rosto que não podia ser reconstruída eram as orelhas, mas “felizmente Raphael tinha cabelo comprido que cobria as suas orelhas”. O modelo 3D mostra contudo os olhos e a boca do homem, e Falconi disse: “Sabemos que Raphael pintou-se muitas vezes mais novo, e este modelo permite-nos vê-lo como ele realmente era”. Ele concluiu que a equipe tem “pela primeira vez provas concretas de que o esqueleto exumado em 1833 pertence a Raffaello Sanzio”.

LEIA TAMBÉM: Arqueólogos podem ter encontrado o túmulo de Nefertiti

O passo seguinte neste projeto é a re-exumação do famoso corpo do pintor, mas esta fase foi suspensa devido à pandemia de Coronavírus.

Enquanto os arqueólogos no local estão proibidos de trabalhar na Itália, a equipe de cientistas moleculares continuará trabalhando na sua reconstrução 3D remotamente – tentando determinar com precisão a cor dos olhos, cabelo e pele de Rafael, para nos fornecer a todos uma imagem quase real deste gigante artístico.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.