Connect with us

Hi, what are you looking for?

Coronavírus

Coronavírus causa nova síndrome inflamatória em crianças

Ainda estamos descobrindo o coronavírus. Agora, aparentemente uma nova síndrome inflamatória surgiu em crianças, em decorrência do vírus.

Uma menina tem sua temperatura verificada antes de entrar na escola na Bélgica. (Imagem: Reuters)

A Covid-19 é uma doença nova, surgida no final de 2019, como todos nós acompanhamos. Por ser nova, é extremamente desconhecida e a cada dia temos uma nova surpresa. Em decorrência da doença causada pelo SARS-Cov-2, uma nova síndrome inflamatória aparentemente surgiu em crianças.

Entre o final de abril e o início de maio, houve relatos por diversos países da Europa e nos Estados Unidos de crianças com um tipo de Doença de Kawasaki associada ao coronavírus.

A doença de Kawasaki é uma doença bastante rara, que causa inflamação de vasos sanguíneos, impondo erupção cutânea, irritação e dor pelo corpo, e pode ser crítico em muitos casos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Até a primeira quinzena de maio de 2020, médicos haviam identificado, apenas no Reino Unido, até cem crianças com esses mesmos tipos de sintomas e, desde então, o caso foi investigado. Acredita-se que ela pode ocorrer por uma resposta tardia do sistema imunológico da criança.

Outra síndrome inflamatória

Apesar de apresentar semelhanças, alguns dos sintomas não batiam cem por cento com a Síndrome de Kawasaki, como dor estomacal, vômito e diarreia.

Essa nova doença recebeu o nome de PIMS-TS, sigla na língua inglesa para Síndrome do Multissistema Inflamatório Pediátrico temporariamente associada à SARS-CoV-2.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Erupção cutânea é um sintoma de alerta em crianças.

Um grupo de pesquisadores, então, relatou a nova doença e suas diferenças com a Síndrome de Kawasaki, analisando 58 crianças britânicas hospitalizadas.

A primeira diferença está na idade. Enquanto 75% das crianças afetadas pela Doença de Kawasaki possuem menos de cinco anos, a média para a PIMS-TS era de nove.

A duas doenças também guardam semelhanças. Os pesquisadores notaram uma maior incidência em crianças com traços asiáticos para a Kawasaki, e de negros e asiáticos para a PIMS-TS. Outra semelhança está nos problemas arteriais que ambas as doenças podem causar na crianças. Na PIMS-TS, os médicos relataram, ainda, oito crianças com aneurisma.

Riscos

Aparentemente, a doença é extremamente rara, mas dado o número de infectados pelo coronavírus, pode afetar muitas crianças. Ademais, há preocupações de grandes danos de longa duração para essas crianças.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Até o momento, menos de 200 casos de PIMS-TS foram relatados na Inglaterra, país de origem da descrição da doença. Mais casos devem ser diagnosticados em outros países.

(Imagem: Getty)

“A nova condição, PIMS-TS, é extremamente rara, mas pode deixar uma criança muito enferma, por isso é importante caracterizar a doença adequadamente, para que possamos providenciar um monitoramento rigoroso e o melhor tratamento”, disse em um comunicado do Imperial College London a Dra. Elizabeth Whittaker, líder da equipe.

A Dra. Julia Kenny, que também participou do estudo, reitera a importância de se diagnosticar a doença para ajudar a tratar essas crianças o mais cedo possível.

“Nossa análise mostrou que esta é realmente uma nova condição. Não tratada, há o risco de complicações graves em crianças com casos muito sérios, mas com a identificação e o tratamento precoces, o resultado é excelente, com as crianças que estamos revisando após a alta.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, foi liderado por pesquisadores do Imperial College Academic Health Science Center (AHSC) e contou com apoio de diversos hospitais ingleses.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.