Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Conheça Mastaura, o recém-descoberto Coliseu da Turquia

Arqueólogos acabam de encontrar um coliseu quase tão grande quato aquele presente na Itália. Imagem: Adnan Menderes University

Há mais de 200 anos, exploradores europeus traçavam suas rotas ao redor do mundo. Esses viajantes carregavam seus cadernos de anotações e muitos realizavam relatos detalhados dos lugares que visitavam. Foi a partir disso que arqueólogos conseguiram localizar uma estrutura similar ao famoso Coliseu Romano, porém na Turquia.

Os pesquisadores encontraram o anfiteatro antigo na região de Mastaura, bem ao oeste da Turquia, seguindo os documentos deixados pelos viajantes citados acima. Estimativas apontam que esse coliseu, embora tenha proporções menores do que aquele presente na Itália, pode ter mais de 1.800 anos de idade. Nessa época a Dinastia Severa estava em vigor ao longo do Império Romano.

Coliseu de Roma, na Itália. Imagem: Free-Photos/Pixabay

Para estudar o anfiteatro, contudo, os pesquisadores precisaram ainda de muito esforço para retirar a vegetação e a terra cobrindo o coliseu. Ademais, os arqueólogos responsáveis pretendem executar reparos nas paredes e análises a laser para entender as reais dimensões e formatos da estrutura.

Assim como outras estruturas semelhantes, escavadas ao longo de toda a extensão do antigo Império Romano, Mastaura era um centro de lutas e esportes. Os arqueólogos encontraram, inclusive, indícios de assentamentos nos arredores do coliseu, como um moinho e quatro cisternas. É provável que o coliseu fosse usado para eventos de atletismo e para as famosas lutas de gladiadores, como era costume também no resto do Império.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Apenas mais um coliseu na Turquia

A Turquia é uma área importantíssima de transição entre a Europa, Ásia e Oriente Médio. Para um dos maiores impérios da história, isso significa controle do comércio entre as regiões. Essa característica se prolong até hoje e, aliás, a Turquia é palco de diversos conflitos armados justamente por esse motivo.

Portanto, para manter a política do Pão e Circo, o império investiu pesado nos anfiteatros da região. No entanto, a maioria deles não ficaram tão bem preservados quanto Mastaura. A cidade de Kibyra, por exemplo, também abriga um grande coliseu de mais de 2.300 anos de idade.

Imagem: Franck Barske/Pixabay

Apesar, contudo, da arena de Mastaura possuir 80% de seu tamanho embaixo da terra, pesquisadores acreditam que esse coliseu possa ser a arena mais preservada em toda a Turquia. Isso torna Mastaura candidato a coliseu queridinho dos arqueólogos na Turquia. Apesar de menor, além do mais, os pesquisadores acreditam que o anfiteatro tenha medidas próximas às do Coliseu (188 metros de comprimento e 156 de largura.)

Com informações de Smithsonian Magazine.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...