Confira playlist da NASA com sons assustadores do espaço

Matheus Gouveia
(Imagem: Big Think)

A NASA lançou uma playlist no Soundcloud com sons assustadores do espaço. Confira!

Sons assustadores do espaço

A lista de reprodução inclui sons e outros tipos de dados, convertidos em áudio. Os “sons”, gravados por uma variedade de espaçonaves e instrumentos, entre eles o Observatório de Raios-X Chandra e o InSight Martian, estão agora no aplicativo Soundcloud.

Os instrumentos utilizados permitiram aos engenheiros captar os sons fantasmagóricos do universo, como por exemplo os ventos marcianos – captados pela primeira vez em 2018.

“Você já ouviu os estalos, estalos e gargalhadas do nosso universo antes”, segundo a descrição da playlist. “Usando dados da nossa espaçonave, nossos cientistas reuniram sons sinistros das profundezas do espaço para o Halloween.”

Confira aqui a playlist!

Como escutar sons do espaço?

Som é a forma como nossos ouvidos entendem a propagação de ondas mecânicas. Os sons audíveis aos nossos ouvidos ficam numa frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz – abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom. Essas ondas, no entanto, só se propagam em meios materiais, por isso no vácuo não se ouve som.

Então você deve estar se perguntando, como a NASA lançou uma playlist com sons do espaço?

Acontece que cada corpo celeste funciona como uma emissora de rádio; eles emitem portanto ondas eletromagnéticas que podem ser captadas com a ajuda de uma antena. Assim, podemos converter essas ondas para o formato de sons.

Inclusive, há décadas que os cientistas usam antenas para captar as ondas eletromagnéticas que viajam pelo espaço. Essa técnica se chama radioastronomia, e e existe desde os anos 30, sendo aliás responsável por descobertas muito importantes para a ciência e para a astronomia.

VEJA MAIS: NASA revela incríveis imagens do espaço com o Observatório Chandra

Para captar os sons da playlist, os engenheiros utilizaram então um sismômetro e um sensor de pressão de ar; ainda mais, com alguns ajustes de altura, os sons resultantes de Marte se tornaram rugidos graves de ventos que atravessam o planeta.

A nave espacial Juno também gravou os sons assustadores das auroras de Júpiter. As emissões de rádio desses shows de luz “sobrenaturais” foram posteriormente transformadas em arquivos de som.

Compartilhar