Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Confira playlist da NASA com sons assustadores do espaço

Sons espaço
(Imagem: Big Think)

A NASA lançou uma playlist no Soundcloud com sons assustadores do espaço. Confira!

Sons assustadores do espaço

A lista de reprodução inclui sons e outros tipos de dados, convertidos em áudio. Os “sons”, gravados por uma variedade de espaçonaves e instrumentos, entre eles o Observatório de Raios-X Chandra e o InSight Martian, estão agora no aplicativo Soundcloud.

Os instrumentos utilizados permitiram aos engenheiros captar os sons fantasmagóricos do universo, como por exemplo os ventos marcianos – captados pela primeira vez em 2018.

Continua depois da publicidade

“Você já ouviu os estalos, estalos e gargalhadas do nosso universo antes”, segundo a descrição da playlist. “Usando dados da nossa espaçonave, nossos cientistas reuniram sons sinistros das profundezas do espaço para o Halloween.”

Confira aqui a playlist!

Como escutar sons do espaço?

Som é a forma como nossos ouvidos entendem a propagação de ondas mecânicas. Os sons audíveis aos nossos ouvidos ficam numa frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz – abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom. Essas ondas, no entanto, só se propagam em meios materiais, por isso no vácuo não se ouve som.

Continua depois da publicidade

Então você deve estar se perguntando, como a NASA lançou uma playlist com sons do espaço?

Acontece que cada corpo celeste funciona como uma emissora de rádio; eles emitem portanto ondas eletromagnéticas que podem ser captadas com a ajuda de uma antena. Assim, podemos converter essas ondas para o formato de sons.

Inclusive, há décadas que os cientistas usam antenas para captar as ondas eletromagnéticas que viajam pelo espaço. Essa técnica se chama radioastronomia, e e existe desde os anos 30, sendo aliás responsável por descobertas muito importantes para a ciência e para a astronomia.

Continua depois da publicidade

VEJA MAIS: NASA revela incríveis imagens do espaço com o Observatório Chandra

Para captar os sons da playlist, os engenheiros utilizaram então um sismômetro e um sensor de pressão de ar; ainda mais, com alguns ajustes de altura, os sons resultantes de Marte se tornaram rugidos graves de ventos que atravessam o planeta.

A nave espacial Juno também gravou os sons assustadores das auroras de Júpiter. As emissões de rádio desses shows de luz “sobrenaturais” foram posteriormente transformadas em arquivos de som.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...