Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Existe compatibilidade entre a ciência e a religião?

A ciência não é a única maneira de conhecer e entender. Mas a ciência é uma maneira de saber que difere-se de outras formas por conta da sua dependência de evidências empíricas e explicações testáveis. Como a evolução biológica responde por eventos que também são preocupações centrais da religião – incluindo as origens da diversidade biológica e especialmente as origens dos seres humanos – a evolução tem sido uma ideia controversa na sociedade desde que foi inicialmente articulada por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace em 1858.

A aceitação da evidência da evolução pode ser compatível com a fé religiosa. Hoje, muitas denominações religiosas aceitam que a evolução biológica produziu a diversidade de seres vivos ao longo de bilhões de anos da história da Terra. Muitos emitiram declarações observando que a evolução e os princípios de sua fé são compatíveis. Cientistas e teólogos escreveram com eloquência sobre sua admiração e espanto pela história do universo e da vida neste planeta, explicando que não vêem conflito entre sua fé em Deus e a evidência da evolução. Denominações religiosas que não aceitam a ocorrência da evolução tendem a ser aquelas que acreditam em interpretações estritamente literais de textos religiosos.

A ciência e a religião são baseadas em diferentes aspectos da experiência humana. Na ciência, as explicações devem basear-se em evidências extraídas do exame do mundo natural. Observações baseadas cientificamente ou experimentos que entram em conflito com uma explicação, eventualmente, devem levar à modificação ou mesmo ao abandono dessa explicação. A fé religiosa, em contraste, não depende de evidências empíricas, não é necessariamente modificada em face de evidências conflitantes e tipicamente envolve forças ou entidades sobrenaturais. Por eles não serem partes da natureza, entidades sobrenaturais não podem ser investigadas pela ciência. Nesse sentido, ciência e religião são afastadas e abordam aspectos da compreensão humana de maneiras diferentes. Tentativas de colocar a ciência e a religião uma contra a outra criam controvérsias que não precisam existir.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Original de National Academy of Sciences, com o título Compatibility of Science and Religion.

Elisson Amboni
Publicado por

Fundador dos sites SoCientífica e Revista Quarka. Fotógrafo da Natureza, redator e tradutor. Inclinado à História (Natural e Humana) e Filosofia.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.