Compare a incrível diferença das imagens dos telescópios Hubble e James Webb

SoCientífica
Imagem da Nebulosa do Anel Sul tirada pelo Hubble (àesquerda) e pelo James Webb (à direita). Imagem: NASA

A NASA finalmente publicou as primeiras fotos coloridas e em alta resolução capturadas pelo Telescópio James Webb e o detalhe e a resolução das imagens são incríveis, especialmente quando comparadas às imagens desses mesmos objetos cósmicos capturadas pelo Telescópio Hubble.

As observações do Hubble foram fundamentais na construção da compreensão da humanidade sobre o universo nas últimas duas décadas. Mas o Telescópio James Webb é o observatório mais poderoso já lançado ao espaço, e a diferença na capacidade de imagem é gritante.

Para você ter uma maior noção de quão poderoso é o James Webb se comparado ao seu antecessor, separamos três comparações que ilustram seus incríveis recursos tecnológicos.

Hubble x James Webb

Nebulosa do Anel Sul

A primeira imagem é a Nebulosa do Anel Sul, também conhecida como a nebulosa “Eight-Burst”. Ela é uma nebulosa planetária em expansão que envolve uma estrela moribunda. Tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizada a cerca de 2.000 anos-luz da Terra.

A Nebulosa do Anel Sul capturada pelo Hubble

Imagem: NASA/The Hubble Heritage Team

A Nebulosa do Anel Sul capturada pelo James Webb

Imagem: NASA, ESA, CSA e STScI

Comparando uma e outra

Quando as imagens são colocadas uma sobre a outra, o nível de detalhes visíveis na foto do James Webb é significativamente maior do que o do Hubble:

Webb vs Hubble

Quinteto de Stephan

A segunda imagem é o Quinteto de Stephan, também conhecido como Hickson Compact Group 92. Ele está localizado na constelação de Pégaso e existe a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. Quatro das cinco galáxias dentro do quinteto são o que a NASA descreve como “trancadas em uma dança cósmica de repetidos encontros”.

O Quinteto de Stephan capturado pelo Hubble

Stephan Quinteto
Imagem: NASA, ESA

O Quinteto Stephan capturado pelo James Webb

Quinteto de Stephen
Imagem: NASA, ESA, CSA e STScI

Comparando uma e outra

Hubble vs Webb

Nebulosa Carina

Por fim, e talvez a foto mais impressionante, seja a Nebulosa Carina. A Nebulosa Carina é uma das maiores e mais brilhantes nebulosas visíveis no céu noturno. Ela está localizada a cerca de 7.600 anos-luz de distância na constelação sul de Carina.

O Hubble capturou muitas fotos da Nebulosa Carina no passado, mas a abaixo é a mais parecida com a que James Webb capturou.

A Nebulosa Carina capturada pelo Hubble

Imagem: NASA, ESA e Hubble Tean

É uma foto bonita, mas a visão do James Webb abaixo mostra uma quantidade impressionante de detalhes e muito mais estrelas que antes eram desconhecidas pelos cientistas.

A Nebulosa Carina capturada pelo James Webb

Créditos: NASA, ESA, CSA e STScI

Quando as imagens são sobrepostas, a resolução e os detalhes do James Webb são ainda mais claros.

webb vs hubble

As fotos de Webb são realmente enormes em comparação com as capturadas pelo Hubble. A equipe Webb carregou os TIFFs de resolução total do observatório para o site do Telescópio Webb da NASA , que é a melhor maneira de apreciar essas fotos históricas.