Como escolher um psicólogo e o que considerar ao fazer a escolha?

Wellington Reis

Uma dúvida de muitas pessoas é saber como escolher um psicólogo, pois existem várias abordagens da psicologia e cada uma tem um foco diferente.

No entanto, saiba que o mais importante é encontrar um profissional competente, seja de qual abordagem for.

Um psicólogo, resumidamente, é um profissional que possui como objetivo atuar junto com o seu cliente/paciente na manutenção de comportamentos e da saúde mental deste.

Esse profissional deve auxiliar uma pessoa nos mais diversos objetivos que envolvem a mente humana. Ele pode auxiliar uma pessoa que está com depressão, assim como ajudar um estudante a ter um melhor desempenho escolar.

Também é marcante a presença deste profissional em organizações, tanto na escolha de um profissional certo para preencher uma vaga ou na organização interna de uma empresa.

Abordagens da psicologia

A psicologia possui várias abordagens que possuem visões diferentes sobre o ser humano e como deve ser feita a psicoterapia.

Como escolher um psicólogo?
(Imagem: Foto de cottonbro / Pexels)

Na Psicanálise, por exemplo, existe o conceito de inconsciente, que Freud desenvolveu, o qual diz que, basicamente, existe uma força que não está na nossa mente consciente que influencia em todas as escolhas de nossa vida. Ela se foca, na psicoterapia, em descobrir como os traumas do passado, principalmente na infância, podem influenciar a vida atual de um indivíduo.

Já a Análise do Comportamento, como o próprio diz, se foca nos comportamentos humanos concretos. E por comportamentos, estamos falando de ações visíveis que podem ser quantificadas. Desse modo, essa abordagem possui mais do método científico, com poucas teorias abstratas que não podem se provadas com números.

Existem muitas outras abordagens, no entanto, como já citado, se um profissional for bom, ele mesmo irá solicitar, caso o seu problema não seja a especialidade dele, que você procure um outro profissional que se encaixa melhor com o seu problema.

Na Psicologia, assim como em qualquer outra profissão, existem bons e maus profissionais. Mas como nós, pessoas que não conhecem as teorias da Psicologia, podemos saber como escolher um psicólogo?

Bem, o primeiro e mais conhecido método é através da indicação. Se você conhece alguma pessoa que faz terapia e acha os resultados positivos, peça a ela o contato desse psicólogo.

Mas caso você já esteja fazendo terapia e não tenha certeza se esse profissional é realmente bom, você pode ficar atento a algumas coisas.

A primeira é que o psicólogo, como um ouvinte ativo, deve se preocupar mais em ouvir você do que falar. Ouvir ativamente significa que ele estará totalmente focado em você, na sua fala, nos seus gestos, em tudo. Se ele não faz isso, pode ter certeza que ele não é um bom psicólogo.

A segunda coisa é que o trabalho de um psicólogo não é mágico. Ele não vai te dar conselhos com frases prontas, nem vai saber tudo sobre você na primeira sessão. Na verdade, ele nunca vai saber tudo sobre você, porque talvez nem você o saiba. Portanto, um bom psicólogo não toma decisões concretas em suas primeiras sessões. Ele pode indicar uma coisa ou outra, mas não de forma definitiva, como se tivesse entendido tudo o que você está passando.

Como escolher o melhor psicólogo pra mim?
(Imagem: cottonbro / Pexels)

Por último, mas não menos importante, é que um psicólogo não faz julgamentos, seja de raça, sexo, religião, ou qualquer outra coisa. Ou seja, ele não vai falar para você seguir ou deixar de seguir uma religião, ou tentar mudar sua opção sexual. Um psicólogo não impõe suas preferências de vida a outro ser humano. O que ele faz é ajudar você a trilhar o seu próprio caminho.

Com informações de APA.

Compartilhar