Como as abelhas produzem o mel?

Milena Elísios

A fabricação do mel inicia-se quando as abelhas operárias coletam o néctar das flores, – ao coletar o néctar as abelhas também fazem a polinização das flores, o que além de permitir a reprodução das plantas, também resulta na produção de frutos com melhor qualidade e maior número de sementes. Embora seja o principal ingrediente, o néctar das flores não é a única matéria prima do mel, uma vez que as abelhas coletam qualquer líquido açucarado que possa ser usado para produzir o alimento. Por isso é comum ver abelhas rondando restos de sucos ou refrigerantes.

Abelhas mel 1
Ao coletar o néctar, as abelhas fazem o processos de polinização da plantas.

Armazenando e produzindo o mel

As abelhas possuem em seu corpo um estômago para a sua alimentação e uma espécie de reservatório de mel, onde ela coleta o néctar que suga das flores para transportá-lo até a colmeia, ela pode carregar cerca de 70mg da substância açucarada. Quando acaba de fazer a coleta, a abelha então volta para a colmeia, e já durante o transporte o néctar começa a ser transformado em mel, isso acontece graças a enzimas que são produzidas por glândulas localizadas na boca dos pequenos insetos. Elas produzem as enzimas: invertase e glicose oxidase.

O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose –  uma espécie de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna o mel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar. Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos.

Chegando na colmeia 

Quando as operárias chegam à colmeia o néctar trazido na bolsa de mel é passado para abelhas mais jovens, que irão processar o néctar por cerca de meia hora. Durante esse processo, as enzimas irão quebrar os açúcares complexos do néctar e transforma-los em açúcares mais simples, de modo que fica mais digerível para as abelhas e menos susceptível a ser atacado por bactérias, enquanto é armazenado no interior da colmeia. As abelhas, em seguida, espalham o néctar ao longo dos favos de mel, onde a água evapora e a mistura vai aos poucos se transformando em uma calda grossa rica em carboidratos, açúcar, vitaminas e minerais: o próprio mel!

Abelhas mel 2
Por ser rico em açúcar, carboidratos, vitaminas e minerais, o mel é uma ótima fonte de energia.

LEIA TAMBÉM: 

Compartilhar