Cientistas criam partículas com novos comportamentos a partir da luz e matéria

SoCientífica
Imagem: Flickr

Cada tipo de átomo no universo tem uma impressão digital única: só absorve ou emite luz nas energias particulares que correspondem às órbitas permitidas dos seus elétrons. Essa impressão digital permite aos cientistas identificar um átomo onde quer que ele seja encontrado. Um átomo de hidrogênio no espaço exterior absorve a luz nas mesmas energias que um na Terra.

Embora os físicos tenham aprendido como os campos elétricos e magnéticos podem manipular esta impressão digital, o número de características que a compõem geralmente permanece constante. Em trabalho publicado em 3 de julho na revista Nature, pesquisadores da Universidade de Chicago desafiaram esse paradigma sacudindo elétrons com lasers para criar características de “doppelganger” em novas energias – um avanço que permite aos cientistas criar partículas híbridas que são parte-átomo e parte-luz, com uma ampla variedade de novos comportamentos.

A pesquisa é parte de um esforço maior no laboratório do Prof. Jonathan Simon para derrubar as paredes entre a matéria e a luz, a fim de investigar suas propriedades fundamentais. Além de aprender sobre como os materiais se comportam no nível quântico, este trabalho poderia um dia ajudar a criar computadores mais poderosos ou comunicações quânticas virtualmente “inutilizáveis”.

Um passo ao longo do caminho para transformar a matéria em luz é fazer com que pacotes individuais de luz, chamados fótons, interajam uns com os outros como a matéria faz. (Normalmente, os fótons se movimentam à velocidade da luz e não reagem uns aos outros.)

“Para que os fótons colidam uns com os outros, usamos átomos como um intermediário”, disse o pesquisador de pós-doutorado Logan Clark, que liderou a pesquisa. “Mas nos deparamos com um problema porque os fótons só interagem com átomos cujas órbitas eletrônicas possuem energias muito particulares”, acrescentou o pesquisador de pós-doutorado Logan Clark. “Então perguntamos: E se pudéssemos fazer cópias dos orbitais em qualquer energia que quiséssemos?”