Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Cientistas criam mapa detalhado do vácuo do espaço; veja

Esta imagem simulada mostra uma fatia cúbica da estrutura da "teia cósmica" que permeia o cosmos, com o azul e o branco representando galáxias e as seções mais escuras representando vazios com muito pouca matéria. Crédito: NASA, ESA, e E. Hallman (Universidade do Colorado, Boulder)

Uma equipe internacional mapeou o tamanho e a forma do vácuo do espaço local, uma grande região de baixa densidade do Universo. O novo estudo revela os mistérios da vasta estrutura cósmica que envolve nossa galáxia Via Láctea.

O universo é uma coleção de galáxias e grandes vazios. Em um novo estudo que está sendo relatado no The Astrophysical Journal, a equipe de Brent Tully, da Universidade do Havaí, aplica as mesmas ferramentas de um estudo anterior para mapear o tamanho e a forma de uma extensa região vazia que eles chamaram de Vazio Local, que faz fronteira com a galáxia Via Láctea.

Usando as observações dos movimentos da galáxia, eles inferem a distribuição da massa responsável por esse movimento e constroem mapas tridimensionais do nosso Universo local.

As galáxias não só se movem com a expansão global do Universo, como também respondem ao puxão gravitacional dos seus vizinhos e regiões com muita massa. Como consequência, em relação à expansão global do Universo, estão se deslocando para as áreas mais densas e longe das regiões com pouca massa – os vazios.

Embora vivamos em uma metrópole cósmica, em 1987 Tully e Richard Fisher notaram que nossa galáxia Via Láctea também está à beira de uma extensa região vazia que eles chamaram de Vazio Local. A existência do Vácuo Local tem sido amplamente aceita, mas permaneceu pouco estudado porque está atrás do centro da nossa galáxia e, portanto, é fortemente oblíquo do nosso ponto de vista.

Agora, Tully e sua equipe mediram os movimentos de 18.000 galáxias no compêndio Cosmicflows-3 de distâncias de galáxias, construindo um mapa cosmográfico que destaca a fronteira entre a coleção de matéria e a ausência de matéria que define a borda do Vazio Local. Eles usaram a mesma técnica em 2014 para identificar toda a extensão do nosso supercluster local de mais de cem mil galáxias, dando-lhe o nome de Laniakea, que significa “imenso céu” em havaiano.

Por 30 anos, astrônomos têm tentado identificar por que os movimentos da Via Láctea, da nossa vizinha Andrômeda, e de seus vizinhos menores se desviam da expansão geral do Universo em mais de 600 km/s. O novo estudo mostra que aproximadamente metade desse movimento é gerado “localmente” a partir da combinação de uma atração do maciço cluster de Virgem e da nossa participação na expansão do Vazio Local à medida que ele se torna cada vez mais vazio.

Representações do vazio podem ser vistas no vídeo abaixo. Ele mostra os desvios da expansão cósmica causados pelas interações das fontes locais de gravidade.

A nova pesquisa foi publicada no Astrophysical Journal.

FONTE / Institute for Astronomy (University of Hawaii)