Cheirar as lágrimas das mulheres pode reduzir agressividade em homens, conclui estudo

As descobertas sugerem que as lágrimas emocionais podem servir a um propósito evolutivo.

Damares Alves
Imagem: Karolina Grabowska / Pexels

Em um estudo intrigante publicado na revista PLOS Biology cientistas descobriram que o simples ato de cheirar as lágrimas pode ter um impacto notável na diminuição da agressividade.

O estudo revela que os homens que cheiraram as lágrimas das mulheres apresentaram uma redução significativa na agressividade, uma descoberta que sugere um papel protetor inesperado para as emoções humanas.

Os pesquisadores observaram que a exposição aos odores das lágrimas femininas levou a uma diminuição de mais de 40% nos comportamentos agressivos dos homens, um efeito corroborado pela atividade cerebral reduzida nas áreas associadas à agressão.

“Essas descobertas sugerem que as lágrimas são um cobertor químico que oferece proteção contra agressões – e que esse efeito é comum a roedores e humanos, e talvez também a outros mamíferos”, disse Noam Sobel, neurobiólogo do Instituto Weizmann de Ciência em Israel, em um comunicado.

Este estudo se baseia em pesquisas anteriores que indicavam que as lágrimas das mulheres podiam diminuir os níveis de testosterona e a excitação sexual nos homens.

“Sabíamos que cheirar as lágrimas reduz a testosterona e que a redução da testosterona tem um efeito maior na agressividade nos homens do que nas mulheres, por isso começamos por estudar o impacto das lágrimas nos homens, porque isso deu-nos maiores probabilidades de ver um efeito”, explicou Shani Agron, neurobióloga do Instituto Weizmann e principal autora do estudo, no comunicado.

O estudo se aprofunda na ideia de que os humanos podem, frequentemente de maneira inconsciente, captar uma série de odores e produtos químicos que fornecem sinais sociais. Pesquisas anteriores já sugeriram que as pessoas podem sentir o cheiro do medo e da ansiedade dos outros e que o suor pode transmitir informações emocionais. Além disso, a comunicação química transespécies também é possível, como demonstrado pelo fato de os cães poderem detectar diferentes emoções humanas através de sinais químicos.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas coletaram lágrimas “emocionais” de seis mulheres jovens, que foram um dos poucos grupos capazes de produzir uma quantidade suficiente de lágrimas para o estudo, sem recorrer a métodos artificiais como o corte de cebolas.

Os participantes masculinos então jogaram um videogame projetado para provocar agressividade, acreditando estar competindo contra um oponente humano desonesto. A agressividade foi medida pelo número de vezes que escolheram se vingar do adversário. Em uma segunda fase, um grupo diferente de homens jogou o mesmo jogo enquanto estava sob observação em um scanner de ressonância magnética.

Os resultados mostraram que os homens apresentaram 43,7% menos comportamentos agressivos depois de cheirar as lágrimas femininas, em comparação com o outro grupo usado como controle, que não teve qualquer contato com as lágrimas. Adicionalmente, regiões cerebrais ligadas à agressão e tomada de decisão exibiram atividade reduzida, enquanto as conexões com a amígdala, responsável pelas emoções e olfato, se intensificaram.

Esses achados ressoam com fenômenos observados em animais não humanos, como ratos-toupeira-pelados e ratos fêmeas, cujas lágrimas contêm substâncias químicas que mitigam a agressão entre machos. Os pesquisadores pretendem expandir o estudo para investigar se as mulheres e as lágrimas dos bebês têm efeitos semelhantes na agressividade humana.

Apesar dessas descobertas promissoras, Minna Lyons, psicóloga da Universidade John Moores de Liverpool, que não esteve envolvida no estudo, alertou para portal The Guardian que a influência desses produtos químicos pode ser limitada em situações adultas complexas, como a violência doméstica, onde as lágrimas podem não ser suficientes para reduzir a agressão do agressor.

“As lágrimas do alvo da violência doméstica pouco podem contribuir para reduzir a agressão do agressor. Por que a quimiossinalização não funciona nestas circunstâncias?” ela diz à publicação. “O contexto social do choro é extremamente complicado e suspeito que a redução da agressão seja apenas uma das muitas funções potenciais das lágrimas.”