Character.AI, fundada por brasileiro, diz que usuários gastam 2hrs conversando com chatbot

Damares Alves
Imagem: Character.AI/Mashable

A Character.AI, fundada por Noam Shazeer e Daniel De Freitas, ex-funcionários do Google Brain, é uma plataforma em que os usuários podem participar de conversas abertas com uma variedade de personagens. Esses personagens variam de personalidades reais e imaginárias a um professor de inglês que auxilia na gramática ou a um psicólogo que oferece apoio.

Lançada em setembro, a plataforma conta com 18 milhões de personagens com os quais os usuários podem interagir. Se os usuários não se identificarem com nenhum dos personagens existentes, eles têm a opção de criar um novo.

“A Character.AI está apostando que as pessoas querem se envolver com uma variedade de chatbots”, disseram os fundadores. A startup levantou US$ 190 milhões em financiamento de investidores como Andreessen Horowitz e Greycroft.

Desde o lançamento da plataforma, os usuários passam em média duas horas por dia com seus chatbots. A empresa atribui esse alto envolvimento à variedade de personagens disponíveis, que oferece uma experiência mais interativa do que a rolagem passiva de um site. A base de usuários atualmente é de 4 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a empresa de análise de dados Similarweb.

Em uma tentativa de atrair e reter mais usuários, a empresa sediada em Palo Alto, na Califórnia, introduziu um recurso de bate-papo em grupo nesta semana. Esse recurso permite que os usuários tenham um bate-papo em grupo no Character.AI com até cinco personagens de IA e cinco humanos simultaneamente. Os usuários podem diferenciar entre personagens de IA e humanos verificando as configurações do bate-papo em grupo.

No entanto, no momento, esse recurso só está disponível para usuários pagos. A assinatura, com preço de US$ 9,99 por mês (equivalente a 50 reais), permite que os usuários ignorem as filas de espera, um recurso essencial para gerenciar os períodos de pico de demanda e evitar interrupções de serviço ou desempenho lento.

A assinatura também ajuda a empresa a dimensionar seus serviços, pois a execução de grandes modelos de linguagem, que alimentam o serviço da Character.AI, pode ser cara. A empresa planeja disponibilizar esse recurso para todos os usuários no futuro.

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