Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Cápsula da SpaceX chega de volta à Terra

spaceX
Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley. Foto: NASA.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley estão de volta à Terra. Eles chegaram no domingo, 2, a bordo da cápsula da SpaceX e fizeram um mergulho no Golfo do México. Assim que pousaram, avisaram por uma mensagem de rádio que estavam se sentindo bem e então uma equipe para extração da tripulação foi acionada.

O veículo chamado SpaceX Crew Dragon “Endeavour” “desceu” a uma velocidade de 28.500 km/h, usando seu escudo térmico para desacelerar a 560 km/h, antes de adicionar o paraquedas. Para completar, a NASA precisou pensar em um ponto estratégico para a queda, já que a tempestade tropical Isaias está atingindo a Flórida.

A SpaceX é uma empresa do bilionário Elon Musk, que esteve junto com a NASA nesse projeto, levando o primeiro voo tripulado saindo dos Estados Unidos desde 2011. Além disso, foi a primeira vez que uma empresa privada levou astronautas para o espaço.

Continua depois da publicidade

Astronautas da SpaceX ficaram dois meses no espaço

Behnken e Hurley ficaram por dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), onde estiveram entre os dias 30 de maio e 1º de agosto. A jornada de volta à Terra levou 21 horas, com o pouso acontecendo às 15h49, pelo horário de Brasília. Além disso, a chegada aconteceu na costa de Pensacola, na Flórida.

O grande problema foi a tempestade Isaias, que atingiu a costa sudeste do estado norte-americano. Por isso, a NASA e a SpaceX planejaram diversos possíveis locais para a queda, todos eles longe o suficiente da tempestade. Além disso, navios de resgate ficaram posicionados nas proximidades.

spaceX
As possíveis regiões para a queda da cápsula da SpaceX. Foto: NASA.

A missão tripulada funcionou como um teste para garantir que a cápsula é segura e que no futuro pode ser utilizada para outras atividades espaciais. Por fim, a SpaceX aguarda para setembro o lançamento da Expedition 65, também para a ISS. Mas, por enquanto ainda não há uma data para lançamento, embora a missão já seja tratada por CREW-1.

Com informações de Live Science.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.