Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Astronauta da ISS tira fotos da sombra do eclipse solar anular

(Imagem: Christopher Cassidy)

O astronauta americano Christopher Cassidy, atual comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), tirou fotos da sombra do eclipse solar de sábado a partir da nave espacial.

As fotos foram tiradas no momento em que a estação sobrevoava o território da China. A maior fase de eclipse (0,994) ocorreu às 15h40, horário de Brasília, em 21 de junho e era visível acima do horizonte no Himalaia, perto da fronteira da Índia, China e Nepal.

Astronauta da Estação Espacial tira fotos da sombra do eclipse solar
(Imagem: Christopher Cassidy)

A fase em forma de anel durou apenas 38 segundos. Nesse caso, antes do início da fase anular e após seu término, na borda da lua, em frente à parte não fechada do sol, era possível observar a coroa solar – especialmente nas montanhas. Na Rússia, apenas as fases parciais do eclipse anular foram observadas. Infelizmente, as Américas não eram continentes na lista de locais onde o eclipse ocorreria. No entanto, vários americanos puderam presenciar o evento em transmissões online.

A última vez que um eclipse solar anular foi visto: em 10 de junho de 2002. Contudo, a próxima aparição está prevista para 13 de julho de 2037.

Continua depois da publicidade
Astronauta da Estação Espacial tira fotos da sombra do eclipse solar
(Imagem: Christopher Cassidy)

Lembre-se de que não é recomendado olhar para o sol sem equipamento de proteção especial. Para preservar a visão, você precisará de óculos para observar eclipses ou usar a própria câmera ou telescópio também com lentes especiais.

“Vista super legal da sombra do eclipse solar anular, que passou pelo lado de estibordo quando sobrevoamos a China esta manhã. Uma maneira bem legal de acordar na manhã do dia dos pais! Espero que todos os pais do mundo tenham um dia maravilhoso! #Eclipse #FathersDay“, disse o astronauta Christopher Cassidy em seu tweet.

Atualmente, os cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Wagner, e os americanos Christopher Cassidy, Douglas Hurley e Robert Benken, estão trabalhando na ISS.

PARA SABER MAIS: Eclipse solar: anel de fogo marcará o solstício de inverno

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...