Cães presos na erupção do vulcão de La Palma resgatados pelo misterioso “A-Team”

Wellington Reis

A erupção vulcânica de La Palma que varreu a paisagem esteve em alta na imprensa nas últimas semanas. Contudo, recentemente alguns dos residentes da ilha vieram à tona enquanto as equipes começaram a trabalhar no planejamento de uma missão de resgate de cães sem precedentes. 

O plano resgate 

Utilizando drones, o grupo almejava resgatar um grupo de cães que tinha ficado preso em lava por várias semanas. 

Após avistá-los dos drones que escaneavam a área, os cães pareciam estar em péssimo estado, pois tinham pouco acesso a comida desde que ficaram presos no início do mês. 

Os drones nunca tiveram permissão para salvar pessoas ou animais assim. Entretanto, se não fosse desse modo, os cães certamente morreriam.

O vulcão Cumbre Vieja (“Velho Cume”) começou a liberar lava em 19 de setembro de 2021, na tranquila área de Cabeza de Vaca. 

drone ge14e30fba 1920 2
Imagem: Powie/Pixabay

Contudo, em poucas horas, a propagação de lava fumegante começou a ameaçar vários municípios e uma ordem de evacuação foi declarada.

No final de setembro, começaram a circular vídeos de uma igreja sendo destruída por um fluxo de lava na cidade de Todoque, a mesma em que os cães ficaram presos. 

Relatórios da CBS News mostraram que eles estavam se escondendo em dois tanques de água vazios que estavam cercados por lava derretida.

O resgate misterioso dos cães

É normal que, quando a lava se espalha, ela forme bolsões, criando ilhar seguras onde a vida selvagem ou pessoas se refugiam.

A instituição de caridade animal Leales.org estava recrutando drones no início de outubro para levar comida e água para os animais magros. 

Eles planejavam usar um drone maior para transportar os cães.

Entretanto, uma equipe de resgate misteriosa apareceu enquanto todos analisavam os números para salvar o dia. 

Cães presos em ilha de lava do vulcão
Imagem: doctor-a/Pixabay

Ao revistar os tanques em que estavam os cães estavam escondidos, nenhum foi achado, somente pegadas humanas foram encontradas.

Então, na quinta-feira, um vídeo foi postado online mostrando um banner dentro dos tanques que dizia “Fique forte La Palma! Os cães estão bem”, assinado “The A-Team”. 

“Vimos o vídeo e confirmamos que é real, como as pegadas que encontramos [na quarta-feira]”, disse Jaime Pereira, o presidente-executivo da Aerocamaras, relata o Guardian . “O principal é que, de uma forma ou de outra, os cães escaparam.”

Com informações de IFL Science.

Compartilhar