Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Cães de estimação brincam mais quando os humanos estão assistindo

Os cães de estimação são muito mais propensos a brincar uns com os outros quando seu dono está presente e prestando atenção, de acordo com um novo estudo.

Cães de estimação brincam mais quando estão perto dos humanos
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/counselling-440107/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=708377">Ulrike Mai</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=708377">Pixabay</a>

Os cães de estimação são muito mais propensos a brincar uns com os outros quando seu dono está presente e prestando atenção, de acordo com um novo estudo, levantando a intrigante possibilidade que eles estão fazendo um show em nosso benefício.

Que nossos companheiros caninos estão sintonizados com o nível de interesse que os humanos estão mostrando está bem estabelecido, disse Lindsay Mehrkam, uma behaviorista animal e principal autora do artigo publicado na Animal Cognition, à AFP na terça-feira.

“Mas não tínhamos conhecimento de nenhuma pesquisa que tenha realmente mostrado o efeito de um público humano impactando o comportamento típico das espécies, neste caso brincadeiras de cachorro”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Mehrkam, professor assistente de psicologia na Universidade de Monmouth, supervisionou uma experiência envolvendo 10 pares de cães de estimação que tinham vivido juntos por pelo menos seis meses.

As duplas normalmente brincavam pelo menos uma vez por dia, de acordo com seus donos.

Os pesquisadores filmaram os pares de cães sob três condições: onde o dono estava ausente, onde o dono estava presente mas os ignorava, e onde o dono estava presente e os molhava com atenção na forma de elogios verbais e festas de estimação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Procurando atenção como crianças?

Cães de estimação
Imagem de Katrin B. por Pixabay

Para garantir a robustez do experimento, eles correram cada uma das condições três vezes ao longo de vários dias.

“Descobrimos que a disponibilidade da atenção do proprietário facilitou de fato o jogo”, disse Mehrkam, com a atenção humana aumentando tanto a frequência quanto a intensidade de comportamentos como curvar, empurrar o quadril, lutar, perseguir, mordidas suaves e assim por diante.

“É realmente impressionante que cães que têm a chance de brincar uns com os outros sempre que querem, mesmo assim são muito mais propensos a se levantar e começar a brincar quando uma pessoa está apenas prestando atenção neles”, disse o co-autor Clive Wynne, da Universidade Estadual do Arizona.

Por que cães de estimação brincam mais quando os humanos estão assistindo?

Cães de estimação brincam mais quando estão sendo observados
Imagem de ASSY por Pixabay

Os pesquisadores ofereceram várias ideias para o que poderia estar impulsionando o efeito.

Uma possibilidade é que a atenção de um dono possa ser uma recompensa que os cães estão procurando, como crianças pequenas suplicando aos pais que as observem enquanto elas mostram o que podem fazer.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os cães também podem ter aprendido que brincar entre si leva a prêmios maiores, como a participação do dono na diversão, ou levá-los para fora.

Ou, seu dono pode proporcionar aos cães uma sensação de segurança, pois embora os animais usem a brincadeira para fortalecer os laços, às vezes ela pode se tornar tensa e levar à agressão. Ter uma pessoa por perto é um seguro contra uma briga.

A presença humana deles também pode ser um gatilho que enriquece o ambiente em geral, talvez causando uma pressa do hormônio amoroso oxitocina, que leva a um estado emocional mais positivo que, por sua vez, se manifesta como brincadeira.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“É um desses tipos de estudos que leva a muito mais perguntas do que respostas”, disse Mehrkam, acrescentando que ela estava trabalhando para desembaraçar os vários fios em experiências em andamento.

AFP
Publicado por

A líder AFP é uma agência de notícias global que fornece cobertura rápida, completa e confiável dos eventos que influenciam diretamente o planeta e nossas vidas.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...