Cães choram com lágrimas de alegria? Não exatamente

Felipe Miranda
Imagem: Pixabay

Os cães choram com lágrimas de alegria? O cachorro é o melhor amigo do homem, de longe. Nele, não há falsidade, mas a pura inocência. Quando seu dono fica o dia todo fora a trabalho e retorna, os cãezinhos festejam incansavelmente — e isso se repete todos os dias.

As clássicas demonstrações de alegria dos cachorros ocorrem quando eles ficam agitados, seus rabos abanam de um lado para outro e eles ficam dando pulinhos. Alguns cães chegam a urinar de alegria, e isso ocorre geralmente pelo simples reencontro dele com seus donos ou outras pessoas que eles gostam.

Um estudo publicado na revista Current Biology diz que os cães choram com lágrimas de alegria quando reencontram seus donos. Quer dizer, não exatamente chorar — mas há lágrimas envolvidas. Vamos entender um pouco melhor esta história.

Questionamentos

“Se aceitarmos as evidências deste artigo, esta é uma das descobertas mais impressionantes sobre a expressão de emoções dos animais de todos os tempos”, disse o especialista em comportamento canino da Arizona State University Clive Wynne ao New York Times.

No entanto, Wynne acrescenta que “seria preciso muito para me convencer”.

Cães choram com lágrimas de alegria?

Bom, o lado da balança que diz que os cães choram com lágrimas de alegria não quer dizer exatamente isso, na verdade.

Os cientistas mediram o volume das lágrimas nos olhos dos cães utilizando uma espécie de filtro de papel. O papel fica por 60 segundo entre a pálpebra inferior e a córnea do animal, e de acordo com a distância que a lágrima percorre o papel, os cientistas conseguem determinar o volume lacrimal. Esse é o mesmo processo utilizado para diagnosticar a síndrome do olho seco nos cães, o teste de Schirmer. O experimento foi realizado com 20 cães.

O Dr. Wynne, citado anteriormente, está cético de que o método pode entregar algum resultado confiável. Ele acredita que a animação do cachorro pode mover o papel dentro do olho e causar a impressão de que houve maior volume lacrimal.

E quem disse que eles choram?

No entanto, conforme comentado, o estudo não quer exatamente dizer que cães choram com lágrimas de alegria. O cientista Takefumi Kikusui, especialista em comportamento animal na Universidade de Azabu, no Japão, um dos autores do artigo, disse que o que eles fizeram foi basicamente mostrar que o cuidado humano para os cães é maior quando eles apresentam olhos lacrimejantes e brilhantes.

Cães choram com lágrimas de alegria?
Imagem: Pixabay

Para relacionar essas lágrimas com a alegria de ver o dono, os pesquisadores inseriram ocitocina (um dos hormônios relacionados à alegria e ao prazer) nas glândulas lacrimais dos cães. A administração do hormônio aumentou o nível de lágrimas nos olhos dos cães, sugerindo que pode haver, de fato, uma ligação.

Esse último ponto também é questionado. As lágrimas podem ter aumentado por uma irritação causada pela administração de uma substância externa nos olhos dos cães. No entanto, os autores do artigo dizem que não houve mudanças quando foi utilizada a substância controle.

“Pode ser que coisas como um olho mais brilhante ou a presença de lágrimas tragam tendências nutritivas a nós da mesma forma que raças de cães de focinho curto com testa alta nos fazem querer cuidar melhor deles”, disse o Dr. Daniel Mills, veterinário comportamental da Universidade de Lincoln, na Inglaterra.

rottweiler g3a57ad53c 1920
Focinhos curtos mexem com os humanos. Imagem: Pixabay

Outros resultados

Os cientistas também alcançaram outros resultados com o estudo. Por exemplo, os cientistas puderam concluir que os cães são capazes de dividir as pessoas em categorias emocionais, como: “Gosto de você, fico feliz em te ver” ou “Não me importo com você então tanto faz”.

Agora, conforme o The Guardian, os pesquisadores querem testar melhor a função social das lágrimas nos cães. Elas funcionam na relação cão-cão também, ou só entre cães e humanos?

Compartilhar