Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Brasil produzirá ventiladores pulmonares de baixo custo da NASA

(Créditos da imagem: NASA / JPL).

Há muitas semanas ultrapassando as mil mortes por dia, o Brasil não apresenta redução no número de mortes da covid-19. O Brasil produzirá ventiladores pulmonares de baixo custo da NASA. Respiradores são um dos equipamentos mais essenciais para o tratamento da doença.

A liberação foi feita pela Anvisa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira. A agência que é responsável por verificar a segurança e licenciar equipamentos médicos.

A NASA chama o respirador de VITAL (Ventilator Intervention Technology Accessible Locally). Assim como muitos outros, o ventilador foi criado especialmente para se atender às necessidades do momento. 

Continua depois da publicidade

Já são, conforme a NASA, 28 fabricantes pelo mundo com a licença, totalizando um fornecimento do ventilador para 42 países, localizados em todos os continentes do globo. Além de barato, é realmente bastante seguro.

“Ao longo de sua história, as missões da NASA para explorar fora da Terra beneficiaram a vida na Terra e proporcionaram um meio pelo qual os Estados Unidos foram capazes de fortalecer as relações globalmente”, diz em um comunicado Jim Bridenstine, administrador da NASA.

“Durante esses tempos difíceis, estamos particularmente orgulhosos de que a experiência, habilidades e paixão incomparáveis ​​de nossa força de trabalho ajudarão outros países em sua resposta à pandemia do coronavírus”.

Continua depois da publicidade

Por que a NASA projetou um ventilador?

Ok, o trabalho da NASA não é projetar ventiladores pulmonares. Entretanto, isso não impede que os engenheiros possam utilizar seu conhecimento em uma área extremamente necessitada nesses momentos. 

E eles foram realmente úteis. Em apenas 37 dias de desenvolvimento, o modelo já estava projetado, e bastava testá-lo. Em 24 de março, quando a pandemia ainda estava no início, ele já havia sido testado e estava pronto para ser fabricado e utilizado de fato nos hospitais. 

Os engenheiros responsáveis pelo projeto são do JPL, sigla em inglês para Laboratório de Propulsão a Jato, um dos principais laboratórios da agência espacial americana.

Continua depois da publicidade

Os ventiladores pulmonares convencionais podem custar até 200 mil reais, dependendo da complexidade. O VITAL foi projetado para ser “barato”, por causa da pandemia, e custará, cada unidade, 59 mil reais

A USP também desenvolveu respiradores de baixo custos, que já estão sendo, desde julho, utilizados por alguns hospitais, e podem ser produzidos com menos de 10 mil reais

Essas utilizações, que se iniciaram em julho no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da USP, visavam os testes do respirador, para, posteriormente, serem utilizados também em larga escala, com um baixo custo de produção.

Continua depois da publicidade

Por que respiradores são tão necessários?

A dificuldade na produção de um ventilador pulmonar está exatamente na sua aplicação. Como ele serve para se ventilar o pulmão, precisa estar perfeito. Isso significa que a vazão e o fluxo de ar precisam ser meticulosamente acertados, além de não haver espaço para falhas.

Esses ventiladores são necessários por dois motivos principais: o vírus de espalha muito facilmente. Para que não contamine todo o hospital, portanto, é de grande importância que os internados com covid-19 estejam entubados.

A falta de um respirador pode, além de ajudar no controle da disseminação do vírus, ser a ferramenta entre a vida e morte do paciente, já que o Sars-CoV-2 ataca especialmente o sistema respiratório.

Continua depois da publicidade

Com informações de NASA.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.