Benefícios de acariciar um cão podem durar por semanas, revela estudo

Damares Alves
(Imagem: Pexels)

Estudos anteriores já haviam demonstrado que fazer carinho em um cachorro por pelo menos 10 minutos já é o bastante para reduzir os níveis de estresse. Talvez você já tenha percebido este efeito calmante proporcionado pelos nossos amigos canídeos, mas um novo estudo acaba de mostrar que os benefícios de acariciar um cão podem durar muito mais do que se imaginava.

No passado, as universidades tendiam a dispensar os alunos estressados ​​por não terem a dureza de fazer bons graduados, mas felizmente os tempos mudaram. Agora as maiores universidades do mundo buscam maneiras diversas de administrar a pressão dos estudos. Muitas delas promovem programas de redução de estresse com oportunidades de passar algum tempo com animais de terapia.

Um estudo publicado na revista AERA Open descobriu que cachorros são muito eficientes em fornecer aos alunos benefícios de alívio do estresse que podem durar até seis semanas. Em comparação aos métodos tradicionais de gerenciamento de estresse, os alunos com altos níveis de estresse podiam pensar e planejar com mais clareza depois de passar um tempo com um cão de terapia.

Benefícios de acariciar um cão

Nos últimos anos, os animais de estimação de terapia ganharam popularidade por sua capacidade de fornecer conforto e apoio aos que estão em hospitais e lares de idosos. Vários estudos mostraram que acariciar ou interagir com um animal de estimação pode diminuir os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, e reduzir a sensação de solidão. E os cães já demonstraram serem mestres em reduzir os níveis de estresse.

Os benefícios de acariciar um cão
(Imagem: Fernando Benega/Pixabay)

O experimento

Em seu estudo a equipe testou a função executiva de 309 estudantes universitários, que cobre “Todas as grandes habilidades cognitivas necessárias para ter sucesso na faculdade”

Cada voluntário foi colocado em um dos três grupos experimentais que consistiam em workshops de gerenciamento de estresse, acariciar cães de terapia ou ambos, relata Stephen Luntz para IFLS (Manipuladores treinados estão sempre presentes nas interações com animais de terapia).

Cães de terapia
Os alunos da WSU interagem com um cachorro. (Imagem: WSU)

Os participantes do estudo também foram avaliados quanto à probabilidade de que o estresse os faria desistir de seu curso, com mais de um terço considerado em risco.

Não foi surpreendente que aqueles que puderam acariciar os cães ficaram mais calmos e tiveram um desempenho melhor nos testes logo após as sessões de carinho. No entanto, o estudo que durou três anos avaliou quanto tempo duraram os benefícios de acariciar um cão.

Os pesquisadores não encontraram diferenças no planejamento e organização entre os alunos que tinham baixos níveis de estresse. Mas indivíduos propensos a altos níveis de estresse no grupo de cães de terapia viram resultados promissores. Em comparação com outros grupos experimentais, estudantes altamente estressados ​​que interagiram com cães experimentaram habilidades de funcionamento executivo aprimoradas que duraram até seis semanas após o término do programa, segundo relatou a equipe de pesquisa.

Compartilhar