Astrônomos ficam perplexos com a supernova mais sombria já vista

SoCientífica
Imagem manuel_adorf/Getty Images

A supernova mais fraca do mundo foi descoberta em uma galáxia a aproximadamente 88 milhões de anos-luz de distância. É tão tênue que parece não se ajustar a nenhum dos modelos existentes desenvolvidos para explicar as supernovas mais tênues.

Viraj Karambelkar e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram a explosão cósmica conhecida como SN 2021fcg usando a instalação transitória Zwicky na Califórnia. Ela produziu aproximadamente três vezes menos luz do que o anterior recordista de supernovas mais fracas.

“É pelo menos 100 vezes mais fraco que uma supernova típica”, diz Karambelkar. “Entretanto, apesar de ser uma supernova fraca, ela ainda é 10 milhões de vezes mais brilhante que o Sol”.

Geralmente, este tipo de supernova, apelidada de Ia, ocorre em sistemas estelares binários, onde uma anã branca absorve lentamente a matéria de sua estrela companheira até se tornar demasiadamente maciça para se sustentar, ponto no qual ela explode. SN 2021fcg, por outro lado, é muito tênue demais para ter se formado através desse mecanismo.

Há duas explicações possíveis para a sua fraca luminosidade. A primeira possibilidade, que foi proposta para outras supernovas anormalmente fracas, é que um certo tipo de anã branca poderia se inflamar parcialmente, explodindo parte de seu plasma, mas não explodindo completamente. Esse processo, entretanto, deve produzir explosões aproximadamente três vezes mais brilhantes do que esta. O outro modelo envolve uma anã branca com um núcleo de carbono e oxigênio colidindo com outro com um núcleo de oxigênio e néon, mas espera-se que resulte em explosões aproximadamente três vezes mais fracas do que esta.

“SN 2021fcg ainda está no meio destes dois, e resta saber se algum destes modelos pode corresponder a esta explosão”, diz Karambelkar. “Já estávamos tendo dificuldade para explicar a luminosidade destas supernovas [dim], e agora temos uma que está ainda mais fraca”.

Para resolver o problema, diz ele, precisaremos de mais observações de supernovas tênues e modelos mais detalhados.