Astrônomos encontram planeta que sobreviveu à morte de sua estrela

Wellington Reis
Imagem: Observatório Adam Makarenko / WM Keck

Um planeta do tamanho de Júpiter que orbita uma estrela anã branca sugere como nosso sistema solar poderia ser quando o sol se extinguir.

Quando nosso sol entrar em seu estertor de morte em cerca de cinco bilhões de anos, ele deve incinerar nosso planeta e então colapsar dramaticamente em uma brasa morta conhecida como anã branca. Contudo, o destino de planetas mais distantes, como Júpiter ou Saturno, não está claro.

As consequências da morte de uma estrela

A revista Nature, na quarta-feira, divulgou que astrônomos relataram ter observado uma amostra tentadora da vida após a morte do nosso sistema solar: um planeta do tamanho de Júpiter orbitando uma anã branca a cerca de 6.500 anos-luz daqui.

O planeta conhecido MOA-2010-BLG-477Lb ocupa uma órbita comparável à de Júpiter. A descoberta não apenas oferece um vislumbre de nosso futuro cósmico, mas também levanta a possibilidade de que qualquer vida em mundos “sobreviventes” possa sofrer a morte de suas estrelas.

“Embora haja muitas evidências de detritos planetários rochosos orbitando em torno das anãs brancas, temos poucos pontos de dados de planetas intactos”, disse Joshua Blackman, pesquisador de pós-doutorado da Universidade da Tasmânia e principal autor do estudo.

“O destino de nosso sistema solar provavelmente será semelhante ao MOA-2010-BLG-477Lb”, acrescentou ele em um e-mail. “O sol se tornará uma anã branca, os planetas internos serão engolfados e os planetas de órbita mais ampla, como Júpiter e Saturno, sobreviverão.”

O planeta foi avistado pela primeira vez por causa dos efeitos de deformação da luz de seu campo gravitacional, um fenômeno conhecido como microlente.

Depois de procurar por anos por sua estrela hospedeira com o telescópio Keck II no Havaí, o Dr. Blackman e seus colegas chegaram a conclusão de que ela estava orbitando uma anã branca que é fraca demais para ser observada diretamente.

Um planeta semelhante a Júpiter

space ge05dbe642 1920
Imagem: GustavoAckles/Pixabay

Usando um método diferente, astrônomos relataram ter avistado outro planeta intacto semelhante a Júpiter, conhecido como WD 1856 b, orbitando de perto uma anã branca.

Contudo, MOA-2010-BLG-477Lb circula sua casca estelar oculta a quase três vezes a distância entre a Terra e o Sol, o que o torna o primeiro planeta conhecido a ocupar uma órbita semelhante a Júpiter em torno de uma anã branca.

Por outro lado, WD 1856 orbita sua anã branca a cada 1,4 dias, o que sugere que ela migrou para sua posição atual depois da morte de sua estrela, apesar da mecânica exata dessa viagem ainda não estar clara.

O conceito de um artista de um anel de destroços que emana do sol ao se transformar em uma anã branca em cerca de cinco bilhões de anos.

O professor assistente de física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Andrew Vanderburg, que liderou a equipe que descobriu o WD 1856 b, disse que as conclusões do novo estudo parecem sólidas.

Ele notou também que os planetas com órbitas largas ao redor das anãs brancas são provavelmente mais abundantes do que aqueles em órbitas estreitas. Contudo, o último grupo é mais simples de detectar.

“Se eu tivesse que adivinhar, diria que a população deles é muito mais comum porque ela simplesmente precisa permanecer lá e nada acontecer com ela”, disse Vanderburg. “Isso me parece o resultado mais provável, pelo menos neste ponto da história do universo.”