Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Asteroide se aproxima da Terra neste domingo

Apesar de ser considerado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, não há risco de colisão com o planeta Terra.

Laboratório de Propulsão a Jato/NASA

Um asteroide passará a cerca de 2 milhões de km do planeta Terra, neste domingo (21/3), em uma velocidade de 124.000 km/h, informou a Agência Espacial Americana, a Nasa.

Batizado de 2001 FO32, o astro foi descoberto este mês e tem menos de 1 quilômetro de diâmetro.

Apesar de não haver ameaça de colisão com o planeta agora ou, até mesmo, nos próximos séculos, o asteroide é descrito pela Nasa como “potencialmente perigoso”, uma vez que a distância de 2 milhões de km é considerada próxima, em termos astronômicos.

Continua depois da publicidade

A alta velocidade que passará o astro se deve, segundo a agência espacial, à órbita altamente inclinada e alongada (ou excêntrica) ao redor do Sol.

“Uma órbita que está inclinada 39 graus em relação ao plano orbital da Terra. Esta órbita leva o asteroide para mais perto do Sol do que Mercúrio e duas vezes mais longe do Sol do que Marte”, explica a Nasa.

Diagrama representa a órbita alongada e inclinada de 2001 FO32 enquanto viaja ao redor do Sol (elipse branca).

O encontro será uma oportunidade para astrônomos obterem informações mais precisas sobre o 2001 FO32.

“Atualmente pouco se sabe sobre este objeto, então o encontro muito próximo oferece uma excelente oportunidade de aprender muito sobre este asteroide”, assinalou o cientista Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Continua depois da publicidade

O astro será o maior a passar tão perto do planeta Terra neste ano. A última aproximação de um grande asteroide ocorreu em 29 de abril de 2020, com o 1998 OR2.

Este artigo foi originalmente publicado pelo Metrópeles, parceiro da SoCientífica.

Continua depois da publicidade
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.