Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Assustadora cratera nunca vista antes é descoberta em Marte

Uma enorme cratera de impacto, identificada em abril pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é diferente de tudo que os astrônomos já viram antes.

Todo ano Marte é bombardeado por centenas de cometas e asteroides, mas nenhum deles costuma deixar marcas desse tipo.

Notável tanto pelo tamanho como pelas ondas de impacto, as marcas pretas e azuis destacam-se na superfície vermelha e empoeirada do planeta.

LEIA TAMBÉM: Surgem sinais de que há outro universo idêntico ao nosso.

A imagem abaixo foi capturada pela NASA com a Experiment alta resolução Imaging Science câmera (HiRISE), orbitando 255 quilômetros (158 milhas) do planeta.

A cratera em tons nunca vistos de azul e preto, medindo cerca de 16 metros. Créditos da imagem: NASA / JPL / Universidade do Arizona.

O fragmento de rocha tinha aproximadamente 1,5 metros (muito menor que a cratera que mede cerca de 16 metros).

O pequeno asteroide provavelmente teria queimado ou erodido se caísse na atmosfera da Terra. Até mesmo em Marte essas rochas podem se quebrar quando entram em sua atmosfera.

O esteliforme conseguiu cair em um ponto na região de Valles Marineris, que fica perto do equador marciano, o que mostra que ele é composto por um material mais sólido que o habitual.

Composto provavelmente por basalto e gelo, o asteroide dá uma ideia da composição do espaço profundo.

FONTES: Astronomers Have Spotted a New Crater on Mars That’s Like Nothing They’ve Ever Seen [Science Alert], Bam! Fresh Crater Spied on Mars — and It Looks Spectacular [Space.com]