Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Assustadora cratera nunca vista antes é descoberta em Marte

Uma enorme cratera de impacto, identificada em abril pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é diferente de tudo que os astrônomos já viram antes.

Todo ano Marte é bombardeado por centenas de cometas e asteroides, mas nenhum deles costuma deixar marcas desse tipo.

Notável tanto pelo tamanho como pelas ondas de impacto, as marcas pretas e azuis destacam-se na superfície vermelha e empoeirada do planeta.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Surgem sinais de que há outro universo idêntico ao nosso.

A imagem abaixo foi capturada pela NASA com a Experiment alta resolução Imaging Science câmera (HiRISE), orbitando 255 quilômetros (158 milhas) do planeta.

A cratera em tons nunca vistos de azul e preto, medindo cerca de 16 metros. Créditos da imagem: NASA / JPL / Universidade do Arizona.

O fragmento de rocha tinha aproximadamente 1,5 metros (muito menor que a cratera que mede cerca de 16 metros).

O pequeno asteroide provavelmente teria queimado ou erodido se caísse na atmosfera da Terra. Até mesmo em Marte essas rochas podem se quebrar quando entram em sua atmosfera.

Continua depois da publicidade

O esteliforme conseguiu cair em um ponto na região de Valles Marineris, que fica perto do equador marciano, o que mostra que ele é composto por um material mais sólido que o habitual.

Composto provavelmente por basalto e gelo, o asteroide dá uma ideia da composição do espaço profundo.

FONTES: Astronomers Have Spotted a New Crater on Mars That’s Like Nothing They’ve Ever Seen [Science Alert], Bam! Fresh Crater Spied on Mars — and It Looks Spectacular [Space.com]

Continua depois da publicidade

 

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Comentários

Populares hoje