Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

As estrelas em situações mais extremas pelo universo

(Créditos da imagem: ESA/Hubble).

O Sol é uma estrela medíocre. Nada de legal acontece por aqui. Por isso há vida – a vida não gosta de situações extremas, embora a ideia de uma baguncinha cósmica seja muito mais atrativa. Há estrelas em situações mais extremas.

Há estrelas muito mais interessantes pelo universo – diferente de todas essa monotonia a qual estamos acostumados. Entretanto, são situações realmente extremas e você não desejaria se aproximar.

O Sol permanecerá na mesma situação por mais 5 bilhões de anos. Mas mesmo assim, é melhor que permaneçamos por aqui, pois é nosso lar, e é essa estabilidade que nos permite estar vivos.

Mas ainda podemos imaginar. Vamos, então, às estrelas mais extremas conhecidas no universo.

A maior estrela

Na posição de maior estrela conhecida no universo já foi considerada, em um passado recente, a UY Scuti. Ela possui aproximadamente 1.700 vezes o raio do nosso Sol.

No entanto, ela perdeu o primeiro lugar para uma bem maior. A Stephenson 2-18 possui incríveis 2.150 vezes o raio do Sol. Se ela fosse colocada no lugar do Sol, engoliria a órbita de Saturno.

Ambas são supergigantes vermelhas e já perderam bastante massa. Em breve explodirão em supernovas, lançando matéria para a formação de novas estrelas no futuro.

A estrela mais massiva

A estrela mais massiva do universo é a RMC 136a1. Ela não é muito grande em tamanho, mas é extremamente densa. E nesse caso, portanto, podemos ver que realmente as aparências enganam.

A estrela possui apenas 30 vezes o tamanho do Sol. Mas possui 300 vezes a massa do Sol. É mais massiva até mesmo do que aquelas estrelas milhares de vezes maiores.

A menor estrela

A menor estrela conhecida é a EBLM J0555-57Ab. Com apenas 85 vezes a massa de Júpiter, ela está, portanto, no limite de tamanho mínimo possível para uma estrela. Para se ter uma ideia, o Sol, possui mais de mil vezes a massa de Júpiter.

Embora possua uma massa inferior ao limite que considerávamos, ela  ainda é uma estrela. Com essa massa, a estrela deveria ser uma anã marrom. No entanto, continua sendo uma estrela comum.

Uma anã marrom não é uma estrela. Nem é um planeta. É algo intermediário. Ela leva esse nome pois brilha um pouco, mas muito pouco. Sua massa não é o suficiente para iniciar a fusão de hidrogênio. Uma anã marrom é como Júpiter, mas um pouco maior e com um pouco de brilho próprio.

A estrela mais quente

A estrela mais quente conhecida é a WR 102. Sua temperatura é de mais de 35 vezes a temperatura do Sol. Enquanto a superfície do Sol é de cerca de 5.778 Kelvin, na WR 102 a temperatura chega a incrível 210.000 K.

Quanto mais rápido uma estrela queima seu combustível, menos ela vive. Enquanto o Sol ainda possui bilhões de anos à frente, a jovem  WR 102 possui apenas mais 2 mil anos de vida, conforme a Astronomy Magazine.

A estrela mais rápida

O Sol se move a 790.000 km/h pelo espaço. Acha isso uma velocidade alta? A S4714 certamente seria multada pela polícia galáctica, com seus 86,4 milhões de km/h – cerca de 8% da velocidade da luz.

Com informações de Astronomy Magazine e Kurzgesagt – In a Nutshell.