Arqueólogos mexicanos são forçados a enterrar uma descoberta incomum feita na antiga capital asteca

Rafael D'avila

Estão planejando reconstruir um monumento histórico na Cidade do México para ‘obrigar’ arqueólogos mexicanos a encobrir uma descoberta fascinante. Mas, por qual motivo estão agindo dessa maneira? Que grande descoberta é essa?

Pois bem, trata-se de um túnel construído há séculos atrás, como parte da Albarradón de Ecatepec (sistema para controlar enchentes de vias navegáveis e diques). Além disso, também funcionava para proteger a cidade histórica de Tenochtitlan da subida das águas, conforme arqueólogos mexicanos revelaram.

Esta cidade era a capital do Império Asteca, com uma engenharia pensada para evitar inundações por chuvas torrenciais, entretanto, os conquistadores espanhóis falharam. Depois de tantas inundações que encheram de água o início da Cidade do México colonial, o Albarradón e outros sistemas foram construídos/reparados no começo do século XVIII.

arqueólogos mexicanos encontraram túnel
Imagem: INAH TV/YouTube)

Em 2019, os arqueólogos mexicanos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), encontraram um túnel que preservava as culturas da época. Este túnel, com apenas 8,4 metros, representa uma pequena fatia do monumento Albarradón de Ecatepec, que se estendia por mais de quatro quilômetros.

Arqueólogos mexicanos afirmam que o túnel será coberto outra vez

Mesmo sendo pequeno, a equipe descobriu onze símbolos, o que inclui representações de escudo de guerra, gotas de chuva, cabeça de uma ave, dentre outros. “Um dos objetivos do nosso projeto foi conhecer o sistema construtivo da estrada, o que nos permitiu comprovar que não possui métodos pré-hispânicos. Mas sim, arcos semicirculares e aduelas de andesita, argamassas de cal e areia, e um piso sobre a parte superior, com linhas-mestre de pedra e silhar”, explicaram pesquisadores. “Tudo é influência romana e espanhola”, concluíram.

A intenção era expor a descoberta ao público, para que as pessoas pudessem ter acesso a esses elementos culturais espanhóis e astecas, mas isso não acontecerá. Conforme pesquisadores da INAH anunciaram, a falta de verba impede a construção de sistemas para proteger o túnel de vandalismos e outras questões, que poderiam surgir se a exposição não tivesse nenhuma medida de segurança.

Contudo, não só deixarão de expô-lo, como também, ele será coberto novamente para não sofrer dano algum. De acordo com arqueólogos mexicanos, os impactos econômicos da pandemia tiveram grande peso nessa decisão! O México também é um dos países que foi duramente afetado pelo COVID-19, por lá, mais de 240 mil pessoas morreram e a linha de contágio está apresentando uma crescente preocupante.

Que tudo possa se resolver o mais rápido possível, mas infelizmente ninguém verá o túnel descoberto por nossos ‘hermanos’!

Com informações de Science Alert.

Compartilhar