Aranha gigante da Amazônia mata e devora gambá; vídeo

Gisele Santos

O que você imagina quando ouve falar que uma aranha se alimentou de um gambá? Imagino você, que provavelmente tem medo das aranhas pequenas e inofensivas que aparecem em nossas casas, o que diria se estivesse diante de uma aranha gigante?

O animal que é chamado de aranha gigante é a espécie Theraphosa blondi, considerada a maior tarântula do mundo, que também é conhecida como a aranha caranguejeira. Ela é chamada de aranha gigante por possuir maior massa corporal entre os aracnídeos. Em questão de tamanho, pode ter até cerca de 30 centímetros de comprimento.

É uma espécie endêmica da Amazônia brasileira, mas que também pode ser encontrada em outros locais, como a Venezuela, Guiana e Suriname.

LEIA TAMBÉM: Gato luta contra três coiotes ferozes e se salva de virar refeição; vídeo

Xgo7qVPbVnzOS7geWyUqD JgmM Rll7MHHDR
Aranha caranguejeira (Theraphosa blondi). (Imagem de Steve Roberts/Pixabay.)

Já se havia ouvido falar que aranhas gigantes se alimentavam, além de insetos, sua dieta principal , de pequenos pássaros, lagartos, cobras e até camundongos. Já houve registro até delas se alimentando de seres da mesma espécie, numa interação ecológica chamada de canibalismo.

Mas a novidade desta vez foi o fato de termos registrado o momento em que uma aranha gigante tinha como presa uma cuíca, um marsupial pertencente à mesma família do gambá (também conhecido como timbu), tal registro ocorreu na Floresta Amazônica peruana e foi gravada por cientistas estrangeiros que investigavam o local.

Neste dia, foi feita a primeira gravação do momento em que a aranha abatia a cuíca, uma espécie ainda não documentada como parte da alimentação das tarântulas.

“Foi surpreendente, até certo ponto chocante”, disse Rudolf von May, ecólogo na Universidade de Michigan e responsável pela gravação. “É muito raro ver mamíferos serem atacados por uma aranha grande.”

“É muito valioso e necessário documentar essas interações no campo, porque os ecossistemas tropicais são super diversos. Temos apenas um conhecimento muito limitado”, disse Rudolf.

É possível ver este momento acessando o link a seguir.

Mas não se preocupe, nós seres humanos não fazemos parte da alimentação das aranhas caranguejeiras.