Conheça 6 aplicativos para observar o céu com funções diferentes

Felipe Miranda
Imagem: Lucas Pezeta

Se você quer começar a identificar as estrelas, os planetas ou quer comprar um telescópio e não tem ideia de nada sobre o céu, veja aqui os melhores aplicativos para observar o céu

Os grandes navegadores da Antiguidade e da Idade Média conheciam o céu como a palma da mão deles. Eles não tinham aplicativos para observar o céu. Eles utilizavam as estrelas para navegar durante a noite. Em solo, também, é possível se situar e saber os pontos cardeais através das estrelas. Isso é útil em cursos de sobrevivência de militares, por exemplo. Mas não sabiam todos os padrões, é claro. Esses navegadores antigos necessitavam de equipamentos e enormes atlas que descreviam com detalhes o céu noturno – dependendo da data ou localização pelo globo.

No entanto, não é um grande mistério se localizar no céu nos dias de hoje. Cartas celestes e aplicativos facilitam muito esse trabalho, e qualquer leigo pode facilmente localizar Júpiter, Vênus e Marte, além de estrelas e constelações, como os clássicos Cruzeiro do Sul ou as Três Marias.

Os melhores aplicativos para observar o céu

aplicativos para observar o céu
Imagem: RawPixel

Nesta lista, você conhecerá 6 aplicativos para observar o céu noturno. Os dois primeiros são semelhantes, mas os outros quatro trazem funções distintas, todas úteis de sua maneira. Nenhum deles é único, e se você não gostar da versão apresentada, pode procurar por outras na internet. Utilize isto não como um guia definitivo de aplicativos para observar o céu, mas para conhecer funções úteis para a observação do céu.

1. SkySafari (Android e IOS)

[Modos gratuito e pago] aplicativo é do tipo planetário. Com ele, você consegue ver o céu em qualquer data e hora. Com o aplicativo, também é possível ver os futuros eclipses solares e lunares, quando a ISS cruzará os céus no local em que você está. É ideal para auxiliar na observação com telescópio, pois mostra até mesmo cometas e outros objetos, todos rotulados, mas também pode auxiliar na navegação a olho nu. As ferramentas básicas são gratuitas e o modo pago traz algumas outras funções.

2. Stellarium Mobile (Android e IOS)

[Modos gratuito e pago] O stellarium é, sem dúvida, um dos mais famosos aplicativos de navegação celeste. Possui um pouco menos de descrições do que o aplicativo anterior, mas também é muito bom e com um visual muito bonito. Sua navegação é muito simples e também permite navegar pelo tempo. As ferramentas básicas são gratuitas e o modo pago traz algumas outras funções.

3. Heavens-Above (Android)

[Gratuito] Esse aplicativo não possui uma interface muito bonita, mas é perfeito para quem quer apenas saber os principais eventos da noite, saber onde a Estação Espacial Internacional está agora e ver quando satélites passarão por sua localização. O aplicativo é 100% gratuito

4. Lunarmap HD (Android)

[Pago] O aplicativo é útil para aqueles que observam a Lua e gostariam de saber os nomes das crateras lunares, além das cadeias de montanhas e outros detalhes da superfície geográfica do astro. É perfeito para auxiliar a navegação por telescópio. O aplicativo é pago.

5. Light for Night Vision (Android e IOS)

[Gratuito] Um dos maiores inimigos da observação do céu noturno são as luzes que não vêm do céu. Luzes das cidades, lâmpadas e faróis podem comprometer uma boa observação. Quando seu olho se adapta ao céu noturno, a luz do celular pode fazer sua pupila se fechar novamente. O aplicativo gratuito transforma a tela de seu celular em uma luz vermelha, que auxilia a enxergar coisas no escuro mas não atrapalha tanto a observação.

6. Clear Outside (Android e IOS)

[Gratuito] Você marcou um dia para ver o céu com seu amor ou com seus amigos em um local distante da cidade. No entanto, quando chegou lá, o céu estava nublado e a visão estava péssima. O aplicativo gratuito trás a previsão do tempo em seu local. O diferencial dele é que traz uma escala de visibilidade do céu em cada horário na sua localização.