Apenas 8% dos casos de coronavírus estão sendo notificados, estudo

Milena Elísios
Estudo mostra que apenas 8% dos casos de coronavírus estão sendo notificados no Brasil.(Imagem: Fabio Teixeira / NurPhoto via Getty Images Fabio Teixeira / NurPhoto / Getty Images)

Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram confirmados 23.430 casos de coronavírus em todo o território brasileiro. Mas um estudo realizado pela Covid-19 Brasil, reúne cientistas e estudantes de diversas universidades brasileiras, mostra que o país teve 313 mil casos confirmados até o dia 10 de Abril.

Com base na curva epidemiológica da Coreia do Sul e o número de óbitos confirmados em cada faixa etária no Brasil, os pesquisadores utilizaram um modelo matemático para chegar a uma estimativa do número de casos da doença.

LEIA TAMBÉM: Nível de umidade do ar para suprimir o coronavírus foi determinado

Utilizando uma metodologia parecida com a do grupo Covid-19 Brasil, o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), composto por pesquisadores da PUC-RJ, Fiocruz e Instituto D’or, estimam que o Brasil pode ter tido mais de 235 mil casos até o dia 10 Abril.

Os pesquisadores dividiram a taxa de letalidade brasileira em duas. A taxa de mortalidade divulgada diariamente pelo Ministério da Saúde e as taxas base observadas do país. Em conclusão o grupo afirma que o Brasil está notificando somente 8% dos casos.

As duas projeções foram realizadas por instituições diferentes, mas apresentam resultados muito parecidos. Ambos apontam o alto número de subnotificação.