Tigre é infectado pelo novo Coronavírus em Nova Iorque

Giovane Sampaio
Após o ocorrido, medidas protetivas foram tomadas e os felinos estão sendo monitorados diariamente. (Imagem: Reuters)

A Wildlife Conservation Society anunciou que Nadia, uma tigresa de 4 anos que vive no Jardim Zoológico do Bronx, em Nova Iorque, testou positivo para o novo SARS-CoV-2.

A fêmea de tigre malaio, sua irmã, dois tigres de Amur e três leões africanos demonstraram sintomas de tosse seca nos últimos dias. Embora os outros felinos não tenham sido testados, o zoológico assume a possibilidade que eles também estejam.

O zoológico localiza-se numa das áreas mais afetadas pelo novo coronavírus, em Nova Iorque, Estados Unidos, que hoje é considerado o epicentro do mundo.

“Testamos o felino com muita cautela e vamos garantir que qualquer conhecimento que adquirirmos sobre o Covid-19 contribuirá para que o mundo continue a compreender este novo coronavírus”, disse a Wildlife Conservation Society em uma declaração.

O zoológico está fechado desde o dia 16 de março, portanto os gerentes acreditam que o responsável por infectar o felino foi um tratador. O homem estava assintomático e continuou a trabalhar no local antes de testar positivo.

Após o ocorrido, medidas protetivas foram tomadas e os felinos estão sendo monitorados diariamente. Apesar do resultado positivo para um deles, ele e os outros tigres estão atentos e ativos, não demonstrando nenhum sintoma mais severo da Covid-19.

Nadia não é o primeiro felino infectado pelo SARS-CoV-2 que se tem notícia. Anteriormente, noticiamos que foi descoberto um gato infectado por Coronavírus na Bélgica.

Em uma entrevista na Live Science, Steven Van Gucht, virólogo e porta-voz federal da epidemia do coronavírus na Bélgica, disse que os gatos possuem uma proteína semelhante às que permitem a infecção por humanos.

“A proteína felina ACE2 assemelha-se ao homólogo humano ACE2, que é muito provavelmente o receptor celular que está a ser utilizado pela SRA-CoV-2 para a entrada de células”, disse ele ao Live Science.

Reação do vírus em outros animais

“Não se sabe como esta doença se vai desenvolver nos grandes felinos, uma vez que espécies diferentes podem reagir de forma diferente a novas infecções, mas vamos continuar a acompanhá-los de perto e a antecipar recuperações totais”, a Wildlife Conservation Society declarou.

Cientistas alertam que algumas espécies podem estar em perigo devido à infecção por coronavírus, principalmente os grandes símios. Planos já estão sendo impostos para amenizar o efeito nessas populações.

Apesar de Nadia ser a primeira de sua espécie infectada, a Wildlife Conservation Society reforça que “não há evidências de que qualquer pessoa tenha sido infectada com o Covid-19 nos EUA por animais, inclusive por cães ou gatos”.

TALVEZ VOCÊ GOSTE: Gato luta contra três coiotes ferozes e se salva de virar refeição; vídeo