Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Não existem toupeiras totalmente fêmeas e novo estudo explica por quê

animal toupeira
Toupeiras lutam pela sobrevivência. (Pixabay)

O animal toupeira não tem um dia de descanso na luta pela sobrevivência.

Diante dos adversários, a toupeira é bem agressiva. Isso porque a evolução concedeu à toupeira feminina testículos em seus ovários, o que gera mais testosterona.

O resultado é um pedaço de anatomia chamado ovotestis.

Mudança biológica fascinante

Um novo estudo aumenta a compreensão dos pesquisadores sobre essa mudança biológica no animal toupeira.

O geneticista Darío Lupiañez, do Instituto Max Planck de Genética Molecular, relata que o desenvolvimento sexual dos mamíferos é complexo, embora eles já tenham uma ideia razoavelmente boa de como esse processo ocorre.

toupeira

A certa altura, geralmente o desenvolvimento sexual progride em uma direção ou outra, masculina ou feminina.

O objetivo dos pesquisadores era descobrir como a evolução modula essa sequência de eventos do desenvolvimento e possibilita, então, as características intersexuais que vemos nas toupeiras.

O que acontece com as toupeiras? Assim como o ovário mais típico dos mamíferos, os ovotestes nutrem e liberam óvulos para fertilização.

Só que eles também têm um pedaço de tecido testicular preso de um lado.

Embora não seja capaz de produzir espermatozoides, ele possui células de Leydig, que produz uma porção de andrógenos do tamanho masculino, ou hormônios sexuais masculinos.