Ainda não sabemos por que a cidade de Cahokia foi abandonada

Lorena Franqueto

A cidade de Cahokia fica próxima da atual cidade de St. Louis, em Illinois, nos EUA. A cidade movimentada e vibrante já abrigou cerca de 15 mil pessoas, mas no final do século XIV estava deserta e ninguém ainda explicou o motivo. Felizmente, um estudo publicado em 2021 trouxe novas ideias e descartou antigas teorias sobre o local. A história de Cahokia desafia arqueólogos desde a primeira vez em que viram seus montes de terra, mas ninguém sabe como Cahokia se formou e deixou de existir em tão pouco tempo. Para estudos de 1993, a cidade sumiu porque o desmatamento e o uso excessivo da terra causaram erosão excessiva e inundações locais na área.

nationalgeographic 1381718
Imagem: Ira Block/National Geographic Image Collection

As novas evidências sobre a cidade de Cahokia

A arqueóloga Caitlin Rankin, autora da pesquisa recente, explicou: “Há uma narrativa muito comum sobre as práticas de uso da terra que levam à erosão e sedimentação e contribuem para todas essas consequências ambientais”. Assim, antiga teoria tinha validade perante os estudos, mas “quando realmente revisitamos isso, não vemos evidências da inundação”, disse Ranklin.

Os cidadãos de Cahokia com certeza cortaram muitas árvores, sendo que há evidência do uso da madeira na região. Porém, não é possível simplesmente assumir que o desmatamento causou o declínio da cidade e, por consequência, seu desaparecimento.

A pesquisa mais recente iniciou em 2017, quando a Rankin ainda era doutoranda na Universidade de Washington em St. Louis. A análise consistiu em escavar alguns montes perto de Cahokia e avaliar mudanças ambientais.

cahokia 2
A arqueóloga Caitlin Rankin conduzindo escavações no sítio histórico estadual de Cahokia Mounds. Imagem: Matt Gush

A amostras estudadas estavam numa área baixa e, portanto, inundaria caso os habitantes tivessem removido muitas árvores. Dessa forma, as novas análises indicaram que não houve desmatamento na região e o solo da região permaneceu estável até até meados de 1800.

Por fim, a cidade de Cahokia continuará como foco de muitas pesquisas graças à descoberta. Para o antropólogo da Universidade de Washington em St. Louis, Tristram Kidder, “Ao eliminar essa possibilidade, isso nos leva a outras explicações e exige que busquemos outros caminhos de pesquisa”.

Compartilhar