Água quente do Oceano Pacífico relacionada à atividade humana

Elisson Amboni
Imagem: Larry Madin/Woods Hole Oceanographic Institution

Uma pesquisa, publicada no periódico científico Nature Communications Earth & Environment, mostra que uma “piscina” de aquecimento no nordeste do Pacífico está de fato aquecendo devido à atividade humana e não às flutuações climáticas naturais.

Os cientistas descobriram que a “piscina” contribuiu para as ondas de calor locais e outras anomalias como a “bolha do Oceano Pacífico”, quando o florescimento de algas marinhas causou a morte de aves marinhas e outras criaturas marinhas de 2014 a 2015. O evento também causou a seca na costa oeste dos EUA.

Mais recentemente, a piscina de aquecimento causou uma onda de calor de 2019 a 2021, elevando as temperaturas seis graus acima do normal. Os cientistas mostraram que a probabilidade de isto ser causado pelos gases de efeito estufa criados pelo homem é de 99%, com apenas 1% de chance de acontecer sem estes gases.

“Este reservatório de aquecimento continuará a aumentar a temperatura da água no futuro, aumentando tanto a frequência quanto a intensidade das ondas de calor marinhas locais. O forte aumento da temperatura média da água está empurrando os ecossistemas para seus limites”, disse o autor principal do estudo, Dr. Armineh Barkhordarian, da Universidade de Hamburgo.

O aumento da temperatura da piscina de aquecimento vem acontecendo há 25 anos, com aumentos de 0,05 graus Celsius anualmente. Os verões se tornaram 37 dias mais longos e os invernos são mais quentes, em média. Ao longo dos 20 anos anteriores, esta região assistiu a 31 ondas de calor marítimas — em comparação com apenas nove de 1982 a 1999.

“Ondas de calor marinhas mais frequentes e extremas são um sério fardo para os ecossistemas afetados. Isto não só representa uma tremenda ameaça à biodiversidade; também pode empurrar estes ecossistemas marinhos para além de um ponto de viragem, após o qual eles não podem mais se recuperar”, disse o Dr. Barkhordarian. “A descoberta da reserva de aquecimento a longo prazo nos fornecerá agora informações cruciais sobre a probabilidade de tais eventos extremos no futuro”.