Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Agora sabemos quais forças movem as placas tectônicas

As placas tectônicas se movem devido os movimentos no manto da Terra ou o manto é causado pelo deslocamento das placas? Cientistas finalmente responderam essa pergunta.

As placas tectônicas se movem por causa dos movimentos no manto da Terra ou o manto é causado pelo deslocamento das placas? Essa era uma pergunta que gerava grande dor de cabeça para os geólogos. Essa questão ficou insolúvel por séculos, mas agora, uma equipe de cientistas reconsiderou todo o esquema e, de acordo com suas simulações, é principalmente a superfície que impõe seu estilo ao manto, mesmo que o equilíbrio de forças evolua ao ritmo dos supercontinentes.

1,5 bilhões de anos de evolução global reproduzidos em um supercomputador

Para revelar as forças em ação, cientistas do Laboratório de Geologia da École normale supérieure (CNRS/ENS – PSL), do Instituto de Ciências da Terra (CNRS/Universidades Grenoble Alpes e Savoie Mont Blanc/IRD/Ifsttar) e da Universidade de Roma trataram a Terra sólida como um único sistema indivisível e realizaram a modelagem mais completa feita até hoje da evolução de um planeta ficcional muito semelhante à Terra. Os resultados do seu estudo estão publicados na Science Advances.

Os pesquisadores precisaram ser muito pacientes para encontrar os parâmetros corretos, e então resolver um sistema de equações por 9 meses em um supercomputador, reproduzindo 1,5 bilhão de anos de evolução do Planeta.