Adolescente recusou 8 milhões para manter seu rastreador de Covid-19 sem anúncios

Erik Behenck
Um jovem de 17 anos criou um dos sites mais acessados durante a pandemia

O jovem Avi Schiffmann, de 17 anos, recusou uma proposta de 8 milhões de dólares por um rastreador de Covid-19. Seu site, ncov2019.live, é um dos mais visitados do mundo neste segmento e passou a ocupar 100% do tempo livre do adolescente durante a pandemia.

Embora a pandemia não pareça ter um fim próximo, a ideia do adolescente é continuar fazendo o seu monitoramento. Além disso, o garoto promete que seguirá adicionando novos recursos ao site enquanto ele estiver ativo. Os servidores devem continuar disponíveis até a Covid-19 ser controlada.

Como funciona o rastreador de Covid-19?

O rastreador de Covid-19 funciona como uma plataforma que une diferentes serviços ligados a pandemia. Assim, o jovem atualiza constantemente as estatísticas de países do mundo inteiro, com informações referentes a infectados, mortes e recuperados. Os dados são retirados de páginas da OMS, CDC e outros órgãos.

Quem costuma frequentar o site constantemente se depara com a disponibilidade de novos recursos. Por exemplo, existe um mapa que divide as infecções e oferece informações básicas sobre o vírus, como lavar as mãos e uma lista informando os principais sintomas.

“No futuro, espero que haja pressão sobre a OMS”, disse o jovem, ao Business Insider se referindo a criação de uma ferramenta semelhante. “A responsabilidade não deve ser de uma criança aleatória, mas é óbvio que as pessoas querem conhecer as estatísticas”, completou.

O jovem responsável pelo rastreador de Covid-19 tem utilizado seu tempo quase que inteiramente para se dedicar ao site. Aliás, já chegou a trabalhar por 50 horas seguidas, para recuperar um painel que apresentava problemas.

São mais de 30 milhões de acessos diários

Esse é um rastreador que cobre o mundo inteiro e por isso sempre existem pessoas verificando. Conforme o adolescente, pessoas de todos os países costumam visitar a sua página. Entretanto, seu objetivo não é ficar olhando os números e sim garantir uma boa atualização dos dados.

Já foram mais de 700 milhões de acessos, somente por dia são 30 milhões de usuários visitando esse site. Até por isso, Schiffmann recebeu uma proposta de 8 milhões de dólares, para publicar anúncios na plataforma. Além disso, se publicasse seus próprios anúncios os valores chegariam a 30 milhões de dólares. Mas, as propostas foram negadas, já que esse não é o seu objetivo.

O adolescente diz que não precisa desse dinheiro todo e que se fossem colocados pop-ups a interface ficaria prejudicada. Além disso, Schiffmann também não quer ser obrigado a manter o site no ar por um contrato. Por outro lado, existe um botão para receber doações.

“Não quero que isso manche as coisas no futuro… as pessoas acham que vou me arrepender dessa decisão, mas pretendo fazer muitas coisas no futuro”, comentou. Seu futuro tende a ser positivo, ele já recebeu diversas propostas, incluindo uma da Microsoft e mantém conexão com algumas empresas, como a Coudflare, que garante a segurança da plataforma.

FONTES / Business Insider / ncov2019.live

Compartilhar