A diferença entre crocodilo e jacaré

Daniela Marinho
Imagem: Canva

Não é incomum que algumas espécies de animais sejam constantemente confundidas entre si. Essa confusão se dá, em grande parte, por conta das semelhanças que cada uma carrega consigo. Tendo isso em vista, entenda melhor sobre a diferença entre crocodilo e jacaré.

A priori, é importante ter em mente que as disparidades vão muito além das características físicas, uma vez que os animas em questão pertencem a famílias distintas, embora os dois sejam répteis pertencentes à ordem Crocodylia.

Diferença entre crocodilo e jacaré

A diferença primordial entre crocodilo e jacaré é que enquanto o primeiro pertence à família Crocodylidae, o segundo é da família Alligatoridae. Com essa informação, é evidente que crocodilo e jacaré não são o mesmo animal, embora compartilhem de muitas características físicas que se assemelham.

image 16
Crocodilo-do-nilo.

Desse modo, o crocodilo é predominante na África e na Índia, no sudeste asiático e no norte australiano. Já o seu “primo próximo”, o jacaré, é encontrado nas três Américas, sobretudo na América do Sul e América do Norte, assim como no leste da China.

Outra diferença entre crocodilo e jacaré relevante e que pode ser usado como parâmetro para distinguir de qual animal se trata é o tamanho. Se por um lado o tamanho do crocodilo varia de 2 a 7 metros de cumprimento; por outro lado, o jacaré não passa, geralmente, de 4,5 metros. Contudo, dependendo da espécie, esse número sofre uma pequena alteração para mais ou para menos.

image 15
Um jacaré-do-pantanal.

Em se tratando do peso, o crocodilo é consideravelmente mais pesado. De modo geral, o crocodilo pesa entre 40 quilos e 1 tonelada. O jacaré, por sua vez, pesa entre 35 e 230 quilos.

Principais características

Numa situação de observação ou qualquer que seja, as principais características dos animais são determinantes para sua identificação. Dito isso, outra diferença entre crocodilo e jacaré relevante é que o crocodilo possui o dente inferior canino exposto para fora da boca fechada, sendo que os 80 dentes colaboram para uma das mordidas mais poderosas da Terra. Além disso, os seus cascos são extremamente duros e resistentes, seu focinho tem formato de V.

O jacaré, no entanto, possui a cabeça larga e curta, seu focinho tem formato de U. O quarto dente inferior, de ambos os lados de sua boca, recolhe-se para a mandíbula superior quando a boca se fecha. Ademais, ele possui uma membrana natatória entre os dedos das patas traseiras, sendo facilmente identificadas.

Tanto os crocodilos, quanto os jacarés e as aves, são considerados os parentes mais próximos dos dinossauros. Os primeiros animais da ordem Crocodylia surgiram há aproximadamente 80 milhões de anos.

Vale salientar que os jacarés preferem viver em ambientes de água doce, como pântanos, rios, lagos, lagoas e até ambientes salobras. Os crocodilos, porém, são mais tolerantes à água salgada e vivem em lagoas, ilhas, rios, manguezais, lagos e rios.

Métodos de caça

Crocodilos e jacarés são animais grandes e resistentes, o que os tornam predadores “bem sucedidos”. O jacaré, mesmo não tendo uma boa visão na água, é altamente receptivo às vibrações; então, é estratégico e caça bem à noite na terra.

O crocodilo, contudo, não é mais rápido do que o jacaré, mas seu enorme tamanho é preponderante. Seu método de caça é a emboscada: ele espera que sua presa se aproxime e então a surpreende com o ataque, facilmente efetuado com o poder de sua mandíbula. geralmente ataca sem muita provocação, pois é territorialista. Diferentemente do jacaré, que ataca quando se sente ameaçado e tende a fugir quando não tem certeza se o ataque foi bem sucedido.

Nesse cenário, outra diferença entre crocodilo e jacaré é que o crocodilo é mais agressivo do que o jacaré e possui uma força de mordida maior – caso fossem confrontados, o crocodilo certamente levaria mais vantagem. Do mesmo modo, o crocodilo representa uma ameaça maior e fatal ao homem do que o jacaré.

Compartilhar