Aprender um outro idioma não é apenas funcional, de acordo com a Ciência. Ser bilíngue envolve uma série de vantagens psicológicas, econômicas e relacionadas à saúde. Nesse contexto, um crescente grupo de pesquisadores têm se dedicado a estudar de que forma esse aprendizado repercute na vida pessoal de alguém. Desse modo, confira 10 benefícios do bilinguismo.
Falar duas ou mais línguas melhora uma série de funções cognitivas, além de afetar atitudes sociais e emocionais. Esses efeitos do bilinguismo tem chamado a atenção dos cientistas que começam a levar mais a sério a capacidade de aprender e falar outros idiomas.
Benefícios do bilinguismo: 10 vantagens segundo a Ciência
Alguém bilíngue conta com diversas vantagens no mundo contemporâneo. Isso porque várias esferas da vida são beneficiadas. Conforme assinada algumas pesquisas, os benefícios do bilinguismo são surpreendentes; confira essa lista com 10.
1. Facilita o aprendizado de idiomas
Pessoas que já falam mais de um idioma, certamente terão mais facilidade para aprender um terceiro e por aí vai, pois é provável que sejam boas nesse aprendizado, segundo um estudo da Universidade de Haifa. Desse modo, o bilinguismo pode ser um fator causal no aumento das chances de aprender um novo idioma rapidamente.
2. Torna melhor em diversas tarefas
Uma equipe fez com que as crianças realizassem duas tarefas: primeiro, combinar os ruídos dos animais com a imagem adequada do animal e, segundo, combinar letras com um instrumento musical. Quando as crianças bilíngues e monolíngues realizaram as tarefas individualmente, elas também se saíram aproximadamente. Quando tiveram que fazê-los juntos — como uma atividade multitarefa — as crianças bilíngues foram consideravelmente melhores, a conclusão de que um dos benefícios do bilinguismo foi demonstrada no estudo publicado na National Library of Medicine.
3. Mais empatia
Uma grande revisão da pesquisa sobre o bilinguismo tornar alguém mais empático conclui que “a aquisição de dois idiomas ajuda no desenvolvimento da Teoria da Mente… [que é] a capacidade de atribuir estados mentais a outras pessoas e de prever e explicar o comportamento de outras pessoas com base nesses estados mentais atribuídos”. Portanto, o bilinguismo permite que as pessoas adotem uma posição “metalinguística” com mais facilidade.
4. Mais popularidade
A Teoria da Mente ajuda no desenvolvimento de comportamentos pró-sociais. As crianças que desenvolvem uma Teoria da Mente avançada são melhores conversadoras, mais maduras socialmente e geralmente são classificadas como as mais populares da classe, de acordo com os estudos relacionados.
5. Outra perpectiva
Um dos benefícios do bilinguismo é ajudar a ver o mundo de outra forma. Dessa maneira, pessoas bilíngues mudarão para qualquer perspectiva de “orientação de objetivo” exigida pela linguagem falada.
6. Ser bilíngue pode te tornar rico
Um artigo no The Economist descreveu que ser bilíngue pode aumentar o salário em 2% ao longo de 40 anos, cerca de US$ 67.000 quando a pessoa se aposentar. Os efeitos são mais marcantes dependendo do idioma falado. The Economist mostrou que o alemão pode aumentar os ganhos em 3,8%. Dados do Salary.com mostram que “o árabe é a língua mais lucrativa no Reino Unido, com falantes se beneficiando de salários 74% mais altos, em média”.
7. País mais rico, também
Economistas da Universidade de Genebra estimam que um décimo do PIB da Suíça se deve ao seu multilinguismo. Uma pesquisa do think tank RAND Corporation argumentou que aumentar a aquisição de idiomas em crianças em idade escolar no Reino Unido poderia impulsionar a economia de £ 9 bilhões (para o espanhol) para £ 12 bilhões (para o mandarim).
8. Diminui as chances e retarda o agravamento do Alzheimer
É natural que quanto mais envelhecemos, mais as funções cognitivas parem. Contudo, de acordo com os vários estudos sobre o assunto, aprender e falar vários idiomas ajuda na redução das chances de contrair demência, sobretudo o Alzheimer e, se a doença já existir, retarda seu início e diminui os sintomas.
9. Melhora as funções executivas
As funções executivas são pequenas tarefas que o cérebro faz sem nenhum elogio ou consideração, são chamadas de ativação cerebral. Nesse caso, um dos benefícios do bilinguismo é que é possível alternar entre as funções executivas mais facilmente.
10. Ser bilíngue te torna mais atraente
Falar outro idioma é inteligente e sexy. Ademais, alguns idiomas se sobressaem como os que fazem o coração acelerar mais, como demonstra um estudo: o vencedor foi o italiano, seguido de português e francês.