Filme Rio não é só uma animação: conheça 8 aves retratadas

Mergulhe na emocionante jornada do filme Rio para conhecer os diversos tipos de aves que estrelam esta bela história.

Alessandra Martins
Imagem: Getty Images

Rio, o filme de animação indicado ao Oscar em 2012, foi dirigido pelo aclamado diretor e produtor carioca Carlos Saldanha. A história possui como personagem principal uma ararinha-azul, que viaja ao Rio de Janeiro para acasalar e assim salvar a sua espécie.

Em um filme cheio de emoção, a ararinha-azul encontra outras aves, de espécies diferentes, como um tucano e uma cacatua. Juntas, elas vivem uma grande aventura. Esse filme mostra uma triste realidade brasileira, a comercialização ilegal de animis e aves silvestres

O enredo conta a história de Blu, uma arararinha-azul contrabandeada quando ainda era bem pequena e vendida a uma família. A dona de Blu decide levá-la ao Rio de Janeiro para cruzar com outra arara da mesma espécie e assim perpetuar a espécie que se encontra em extinção.

Diversas situações acontecem e assim Blu conhece outros pássaros de outras espécies, onde vive momento de amor, brigas, amizade e muita confusão com um grupo de contrabandistas de aves silvestres.

Mas você já se perguntou quais são as espécies que participam do filme além da Blue? Dê uma olhada nos tipos de aves do filme Rio e aprenda sobre seus habitats, dietas e comportamentos.

Arara-canindé

image 27
Imagem: Pixabay

A arara-canindé possui a coloração amarelo-dourado brilhante e um azul vibrante. Estas grandes araras habitam florestas e savanas nas regiões tropicais da América do Sul, principalmente no Brasil. Eles também são uma espécie popular como pet devido à sua beleza e inteligência. Além disso, podem viver até 70 anos (vivendo até mais que seus donos).

Várias araras-canindé são vistas durante o filme Rio, algumas delas capturadas por contrabandistas.

Cacatua

image 23
Imagem: Shutterstock

Cacatua é uma das aves mais populares entre os donos de aves devido à sua delicadeza e elegância. É uma das aves que melhor se adapta a viver em cativeiro, com uma personalidade brincalhona. Sua plumagem apresenta variadas tonalidades, desde amarelo limão até verde-esmeralda.

No filme Rio, Nigel é um personagem agressivo que ajuda aos traficantes de aves. Um verdadeiro vilão. A cacatua-de-crista-amarela ou Cacatua sulphurea é originária da Austrália e se adaptou bem ao Brasil, mas apenas como ave de cativeiro.

Ararinha-azul

image 24
Imagem: Camile Lugarini

A ararinha-azul é uma das principais atrações do filme Rio. É uma das maiores aves do mundo. A ararinha-azul estava extinta na natureza há mais de 20 anos, até que no ano passado iniciou-se a reintrodução desta espécie de volta ao seu habitat, na caatinga brasileira — isso só foi possível porque haviam criadores amadores que possuíam exemplares bem cuidados desses incríveis psitacídeos.

O filme Rio fala sobre duas ararinhas-azuis, os personagens Blu e Jade.

Tucano-toco

Tucano. Reprodução: canva
Imagem: Canva

O tucano-toco da America do Sul é outro personagem marcante no filme Rio. Ele é uma ave grande e colorida da família Ramphastidae, e faz parte da vida selvagem das florestas tropicais. Possui bico preto longo e elegante, plumas vermelhas, brancas, amarelas e negras. Ele se alimenta de insetos, frutos, sementes de árvores e grãos.

Raphael é um tucano-toco que se tornou amigo de Blu, o ensinando a voar. O personagem tem uma companheira e gosta de fazer voos rasantes. O tucano também é alvo de traficantes.

Guará

image 25
Imagem: WikiAves

O guará é outra ave tropical da América do Sul, mas também vive no Caribe. São grandes aves pelecaniformes, e a espécie é rosa-avermelhado vibrante. Essas aves são abundantes em seu alcance, vivendo em grandes colônias em habitats de zonas úmidas. Elas passam os dias vagando em águas rasas em busca de insetos aquáticos, peixes e crustáceos.

Canário-da-terra

Canário. Reprodução: canva
Imagem: Canva

O canário-da-terra é uma daquelas espécies de aves que é impossível não ver todos os dias, faça chuva ou Sol. De plumagem amarela e sempre cantando, é um pássaro que gosta de áreas abertas e se alimenta de insetos e sementes. O canário-da-terra é constantemente alvo de traficantes de aves.

O Nico é um canário e seu papel no filme Rio foi encontrar Jade e Blu, e assim ajudá-los a encontrar seus donos, fugindo dos contrabandistas. Como músico, Nico gosta de viajar e, no filme, ele viaja para a Amazônia em busca de novos talentos.

Saí-verde

image 26
Imagem: Claudio Marcio/Flickr

O saí-verde é uma pequena ave pertencente à família dos traupídeos. É nativo de regiões tropicais do continente americano. Vive nas copas das florestas, onde constrói pequenos ninhos e procura frutas, sementes, insetos e néctar. Os machos são verde-azulados com cabeça preta e bico amarelo brilhante, enquanto as fêmeas são como esta da foto.

Cardeal

Cardeal. Reprodução: canva
Imagem: Canva

O cardeal é um pássaro de tamanho médio, com plumagem clara pelo corpo e a cabeça vermelha. Cardeais são caracterizados por serem ágeis e facilmente adaptáveis à vida urbana, sendo que muitos habitam parques, telhados e pontes nos grandes centros urbanos. Estas aves têm uma forte habilidade vocal para cantar diversos sons.  

Pedro é mais um personagem incrível que ajudou Jade e Blu a se livrarem dos contrabandistas. Pedro e Nico são os primeiros pássaros que contactam Blu, em sua chegada ao Rio de janeiro. 

Compartilhar