Os 10 principais países capitalistas

Milena Elísios
Cingapura figura líder na lista dos países capitalistas, com a maior liberdade econômica do mundo.

Os principais países capitalistas do mundo são aqueles que têm as economias mais baseadas no mercado. Estes países tendem a ter mais liberdade em seus mercados, com menos regulamentações e intervenções governamentais. Os países capitalistas mais bem sucedidos são tipicamente encontrados na América do Norte e Europa. Embora existam muitas maneiras de medir o nível de capitalismo de um país, o Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation é o mais comumente utilizado.

O exemplo mais conhecido de um país capitalista são os Estados Unidos, que é um bastião da economia de livre mercado por séculos. Outros exemplos notáveis incluem o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, o Chile e a Suíça. Em geral, estes países têm se saído muito bem economicamente, graças a seus mercados liberalizados e fortes setores privados. Entretanto, é importante notar que nem todos os países capitalistas são criados iguais; cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos. Será interessante ver como esses países se sairão nos próximos anos, já que a economia global continua a evoluir.

Mas o que significa exatamente ser um “país capitalista”? E por que a liberdade econômica é tão importante?

O que é um país capitalista?

Um país capitalista é aquele onde indivíduos privados e empresas têm a liberdade de produzir e trocar bens e serviços sem interferência do governo. Isto significa que as empresas podem operar sem medo de serem nacionalizadas, e os cidadãos são livres para ganhar renda e comprar e vender propriedade como acharem conveniente.

Por que a liberdade econômica é importante?

A liberdade econômica é importante porque leva a uma maior prosperidade e oportunidade. Quando as pessoas são livres para produzir e trocar bens e serviços, elas podem se especializar nas coisas em que são boas, o que leva a uma produção mais eficiente, em geral. Este aumento de eficiência resulta em maiores rendimentos e melhores padrões de vida para todos os envolvidos.

10 principais países capitalistas

A lista abaixo mostra os as economias mundiais com o maior Índice de Liberdade Econômica segundo a Heritage Foundation.

RankPaísÍndice de Liberdade Econômica
1Cingapura84,4
2Suíça84,2
3Irlanda82,0
4Nova Zelândia80,6
5Luxemburgo80,6
6Taiwan80,1
7Estônia80,0
8Holanda79,5
9Finlândia78,3
10Dinamarca78,0

O capitalismo absoluto existe?

O capitalismo absoluto existe apenas em teoria. Nenhum país jamais alcançou uma economia de mercado 100% livre. Todas as economias capitalistas são mistas até certo ponto e há sempre um elemento de intervenção governamental presente quando se trata de poder de monopólio ou concorrência de outros países com seus próprios sistemas monetários.

O Brasil é capitalista?

Embora o Brasil tenha muitas características capitalistas, não é um país puramente capitalista. Uma razão para isso é que o governo brasileiro tem um forte papel na economia. O governo possui e controla recursos petrolíferos, concessionárias de energia elétrica e grandes bancos. Ele também impõe impostos e tarifas altas sobre bens importados. Como resultado, as empresas estrangeiras têm encontrado dificuldades para fazer negócios no Brasil. Outra razão pela qual o Brasil não é um país puramente capitalista é sua história de ditadura militar. De 1964 a 1985, o Brasil foi governado por uma ditadura militar que reprimiu a dissidência política e limitou a liberdade econômica. Como resultado, o capitalismo não conseguiu criar raízes no Brasil como em outros países da América do Norte e da Europa.

O Brasil é um país em desenvolvimento com uma economia mista. A economia brasileira é a maior da América Latina e a segunda maior das Américas. É também uma das economias que mais cresce no mundo. Entretanto, o Brasil continua sendo um país relativamente pobre, com um PIB per capita de apenas 12.000 dólares. Em termos de liberdade econômica, o Brasil (53,3) ocupa a 133ª posição entre 177 países — ou seja, o país está mais próximo da Venezuela (24,8), classificada em penúltimo no índice, do que de Cingapura (84,4), classificada em primeiro.

Conclusão

Embora existam muitos tipos de sistemas econômicos, o capitalismo tende a ser o mais bem-sucedido. As nações desta lista são a prova disso.

A liberdade econômica leva a uma maior prosperidade e oportunidade para todos os envolvidos. Portanto, se você está procurando um lugar com impostos baixos, pouca interferência governamental e muitas oportunidades, estes são os principais países que você deveria estar considerando para viver, caso queira se mudar do Brasil.

Compartilhar