O Brasil está entre os países que mais produzem cacau no mundo. A maravilhosa semente, nativa da floresta amazônica, é utilizada principalmente na produção do chocolate. As origens do chocolate remontam às civilizações pré-colombianas da América. Com as grandes navegações e a chegada dos europeus nas américas, o cacau foi encontrado e se popularizou pela Europa. Com o tempo e as melhorias no processamento, foi criado o chocolate que conhecemos nos dias de hoje. O chocolate é feito pela amêndoa do cacau após fermentada e torrada.
Embora o cacueiro seja nativo da floresta amazônica, nenhum país americano, incluindo o Brasil, faz parte da lista dos países que mais produzem chocolate. Hoje, a maioria do cacau está sendo produzida nos países africanos. Cerca de 70% das sementes de cacau do mundo vêm de quatro países da África Ocidental: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores de cacau, respondendo por cerca de 50% do cacau mundial, segundo o último levantamento da Statista.
Países que mais produzem cacau no mundo
1. Costa do Marfim
- 2.200.000 toneladas/ano
A Costa do Marfim é um país localizado no litoral ocidental do continente africano. Com uma produção 2,2 milhões de toneladas de cacau por ano país é responsável, sozinho, por 38% da produção global de cacau do mundo. O cacau é um dos itens mais importantes da economia do país.
2. Gana
- 800.000 toneladas/ano
Gana também está na África ocidental. Na verdade, é vizinho da Costa do Marfim. Portanto, possui um clima muito parecido e é, também, um enorme produtor de cacau, embora produza quase 3 vezes menos do que o país anterior. Com uma produção anual de 800 mil toneladas, o grão corresponde a 1/3 das exportações do país.
3. Indonésia
- 739.483 toneladas/ano
A Indonésia está localizada no sudeste asiático, e com uma produção de quase 740 mil toneladas, garante o terceiro lugar da lista.
4. Nigéria
- 340.163 toneladas/ano
A Nigéria também está na África Ocidental, e embora não faça fronteira com nenhum deles, está muito próxima de Gana e de Costa do Marfim. O cacau lá não é tão importante quanto em seus irmãos africanos, mas ainda é o principal produto de exportação agrícola do país.
5. Equador
- 327.903 toneladas/ano
Equador é um dos dois únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Com mais de 300 mil toneladas ao ano, é responsável por apenas 4% da produção mundial da planta. No entanto, 70% do cacau fino aromático vem de lá.
6. Camarões
- 290.000 toneladas/ano
Fazendo a vida de mais de 600.000 produtores de cacau no país, Camarões recebe o sexto lugar da lista com uma produção anual de 290 mil toneladas de Cacau. O país africano faz fronteira com a Nigéria.
7. Brasil
- 269.732 toneladas/ano
Lar da maior porção do território onde o cacau de originou, o Brasil está apenas na sétima posição entre os maiores produtores de cacau do mundo. Com quase 270 mil toneladas ao ano nos dias atuais, a produção de cacau no Brasil caiu nas últimas décadas por razões econômicas e pela vassoura-de-bruxa, uma doença causada em plantas pelo cogumelo Moniliophtora perniciosa.
8. Serra Leoa
- 193.156 toneladas/ano
Com uma importância crescente na produção de Cacau, o país localizado também na África, é responsável por mais de 190 mil toneladas de cacau ao ano.
9. Peru
- 160.289 toneladas/ano
Entre os 10 maiores produtores de cacau no mundo, apenas 3 possuem trechos de floresta amazônica, a região originária do fruto. No entanto, o país ganha destaque pela qualidade de produção e é o segundo maior produtor de cacau orgânico do mundo.
10. República Dominicana
- 77.681 toneladas/ano
O país caribenho é o décimo maior produtor de cacau no mundo e fecha nossa lista dos maiores produtores de cacau. O país recebe um grande destaque pela produção de cacau orgânico e de grãos finos.