7 fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II

Felipe Miranda
A então princesa Elizabeth II em serviço militar. Imagem: Imperial War Museums

Há fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II. A monarca inglesa governou por 70 anos e 214 dias, entre 1952 até o dia 8 de setembro de 2022, quando faleceu tornando-se a monarca reinante mais longa da história das ilhas britânicas. A rainha inglesa faleceu aos 96 anos de idade. Agora, há uma comoção na Inglaterra, onde os rituais funerários reais estão ocorrendo para honrar a falecida monarca.

A rainha era mais surpreendente do que você pensa, e tem muita história para contar. Há fatos incríveis sobre ela.

Fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II

Queen Elizabeth II of New Zealand
Conheça 7 fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II. Imagem: Julian Calder / Wikimedia Commons

1. Três tentativas de assassinato

O primeiro dos fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II são as tentativas de assassinato. Rainha de um dos países mais poderosos do mundo, não é de se estranhar que alguém a quisesse morta. Figuras públicas muito expostas são tão amadas quanto odiadas, e a rainha é um exemplo disso. A rainha Elizabeth II teve duas tentativas de assassinato durante sua vida.

A primeira ocorreu em 1970, quando alguém tentou descarrilar seu trem. Uma pessoa adicionou um tronco de madeira ao trilho. No entanto, o condutor havia visto o objeto e conseguiu frear a tempo.

A segunda tentativa de assassinato ocorreu em 1981, quando, na Nova Zelândia, um gomem chamado Christopher John Lewis tentou disparar contra a rainha, mas estava longe de mais e não conseguiu acertá-la.

A terceira tentativa de assassinato ocorreu quando Michael Fagan invadiu o quarto da rainha com um cinzeiro quebrado. No entanto, ela conseguiu fugir e chamar a polícia.

2. Primeira monarca britânica a discursar no congresso dos EUA

Em 1991, a rainha e o seu marido, príncipe Phillip, passaram por duas semanas em turnê pelos Estados Unidos. Em um discurso com alta carga política, a rainha discutiu a Guerra do Golfo e outros temas no congresso dos EUA, se consagrando a primeira monarca britânica a fazê-lo.

3. Sexta mulher a governar a Grã-Bretanha

Você já pensou no motivo pelo qual a Rainha Elizabeth II é II? Porque havia outra Elizabeth que foi rainha do Reino Britânico. As seis mulheres que já se sentaram ao trono são Mary I, Elizabeth I, Mary II, Anne, Victoria e Elizabeth II.

monarcas mais longevos da história
Rainha Elizabeth II após sua coroação em 2 de junho de 1953.

4. Terceira monarca britânica a pagar imposto de renda

Em 1992, a rainha optou, voluntariamente, a pagar o imposto de renda. O pagamento do imposto pelo monarca não é obrigatório e antes dela somente a rainha Vitória, grande figura da monarquia britânica, e George VI, pai de Elizabeth II, pagaram o imposto.

5. No momento de sua morte, era chefe de Estado em 15 países diferentes

Se você já estudou o imperialismo na escola, lembra-se que a Inglaterra foi o país mais poderoso do mundo até os entornos da época da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos os ultrapassaram.

A rainha foi chefe de estado de 32 países, mas ainda havia, no momento de sua morte, 15 países que, embora com governos independentes, optaram por ficar sob o Reino Britânico. São eles: Antígua e Barbuda, Bahamas, Nova Zelândia, Austrália, Belize, Saint Kitts e Nevis, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Canadá, Ilhas Salomão, Tuvalu e Reino Unido

6. A rainha era uma veterana da Segunda Guerra Mundial

Entre os fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II, acho que esse é um dos mais inesperados. A rainha se consagrou como a primeira mulher da família Real a servir nas Forças Reais. Ela serviu, durante a Segunda Guerra Mundial, às Serviço Territorial Auxiliar (ATS), então ainda como princesa. Ela foi treinada como mecânica e pilotava ambulâncias. Sua participação na Guerra serviu como parte da campanha da família Real para acalmar os ingleses, sob ataque alemão.

7. Ela acidentalmente inventou uma raça de cachorro

image 32

Ao longo de seu reinado, a rainha Elizabeth II teve mais de 30 cachorros da raça Pembroke Welsh Corgis – mas não é este um dos fatos surpreendentes sobre a Rainha Elizabeth II. Em 1971, um dos cachorros da rainha acasalou com um Dachshund da princesa Margaret. Dessa forma, surgiu uma nova raça de cachorro, o Dorgi.

Compartilhar