No oceano, quanto mais fundo você vai, mais estranhos vão ficando os seus habitantes. Durante os últimos milhões de anos, uma grande variedade de animais marinhos prosperou em nossos mares. Infelizmente, muitas dessas espécies estão agora extintas e muitas outras criticamente em perigo.
De certa forma, podemos agradecer pelo fato de que alguns dos animais marinhos extintos incluem espécies aterrorizantes como o Megalodon. Quem, em sã consciência, gostaria de encontrar este tubarão assustador?
Animais marinhos extintos
1. Trilobitas
Artrópodes que viveram na Era Paleozoica, os trilobitas surgiram, mais especificamente, há 521 milhões de anos, no período Cambriano, os Trilobitas foram extintos há 252 milhões de anos. O mais bizarro é que o tempo que eles viveram é maior do que o tempo que eles estão extintos – no total, os Trilobitas viveram por 270 milhões de anos. Viviam tanto nas margens dos oceanos quanto no fundo, e comiam plânctons, além de outros alimentos que o oceano fornecia. Os animais pesavam até 4,5 kg.
2. Plesiossauros
Os Plesiossauros eram répteis marinhos com longos pescoços. Eram, como o nome sugere, como dinossauros da água. Extintos no final do Cretáceo, os plesiossauros viveram entre 215 e 66 milhões de anos atrás.
Eles possuíam nadadeiras nos quatro membros e viviam nos oceanos. Estudos recentes indicam, inclusive, que esses estranhos animais marinhos extintos podiam ter vivido até mesmo nos rios. Eles chegavam a até 4,5 metros e se alimentava, muito provavelmente, através de cardumes de peixes.
3. Cameroceras
As Cameroceras eram gigantes cefalópodes com um formato um tanto engraçado. Um dos animais marinhos extintos mais estranhos da lista, as cameroceras possuíam tentáculos para capturar suas presas. Surgiram a cerca de 470 milhões de anos e foram extintos há 443 milhões de anos, durante o Evento de Extinção Ordoviciano.
4. Amonita
Parece uma mistura de um caramujo com uma lula, mas é um animal chamado amonita. Os cefalópodes, logo, moluscos, podiam medir desde cerca de 2 cm até mais de 2 metros de diâmetro e eram carnívoros. As amonitas sobreviveram a três extinções em massa e foram extintas há 66 milhões de anos.
5. Megalodon
O megalodon, ou megalodonte, em seu nome mais aportuguesado, é certamente o mais famoso desta lista de animais marinhos extintos. Foi o maior tubarão que já existiu e foi extinto há 2,6 milhões de anos. Seu nome significa “dente grande’.
Ele podia medir até 18 metros de comprimento e pesar até 48 toneladas. O animal era tão grande que se alimentava de animais marinhos bem pequenos, como baleias, focas, morsas e leões marinhos, por exemplo.
6. Jaekelopterus rhenaniae
O maior artrópode já conhecido, Jaekelopterus rhenaniae, era um gigante escorpião aquático da ordem já extinta de animais Euryperida. O animal podia medir até 2,5 metros e possivelmente se alimentavam de cadáveres de outros animais em decomposição.
7. Tilossauro
Extintos há dezenas de milhões de anos, com até 14 metros de comprimento, os Tilossauros estavam entre os caçadores mais mortais dos mares pré-históricos. Os répteis marinhos se alimentavam de peixe grande – literalmente. Tubarões também faziam parte de sua dieta, além de outros peixes menores, aves marinhas e uma infinidade de animais.
8. Anomalocaris Canadensis
O Anomalocaris Canadensis viveu há 500 milhões de anos e fecha a nossa lista de 8 estranhos animais marinhos extintos. Com quase 1 metro de comprimento, ele era gigante perto de seus companheiros marinhos. Com seu olhos arregalados, ele se parece com um camarão muito esquisito.
O animal pode ter sido um dos primeiros grande predadores do oceano, mas também há pesquisadores que indicam que ele poderia ter sido um covarde que se alimentava de vermes e plânctons.