Orcas caçam e removem os fígados de tubarões-brancos

Com um nome bem sugestivo de “baleia-assassina”, não é de admirar que essas criaturas sejam hábeis em acabar com a vida de outras criaturas tão temidas.

Dominic Albuquerque
Um grande tubarão-branco.

As orcas são um dos principais predadores do oceano. Elas caçam em grupo, e podem derrubar criaturas marinhas grandes, como baleias, tubarões e golfinhos. Esses mamíferos vivem em quase todo corpo d’água do oceano, tropical ou quente, e podem caçar quase tudo o que queiram.

Apesar de conseguirem capturar presas maiores, a habilidade da orca vem da sua capacidade de caçar em grupo. Assim, com a ajuda numérica, elas conseguem derrubar grandes bestas, como tubarões e baleias. Na verdade, os tubarões fazem parte da dieta das orcas, inclusive o maior predador dentre eles: o grande tubarão-branco.

Uma característica interessante dessa dieta, por sua vez, é que as orcas passaram a focar num único órgão dos tubarões: o fígado.

nitesh jain fSsh4h4pZSU unsplash
As orcas costumam caçar em grupo. Imagem: Unsplash

Por que a orca caça tubarões?

A orca caça tubarões há muito tempo, basicamente desde a sua origem. De maneira geral, um tubarão não é uma ameaça para uma orca adulta, mesmo um tubarão-branco. Assim, a única razão pela qual as orcas caçam tubarões é pela alimentação.

Algo interessante, todavia, é que muitos dos tubarões-brancos que as orcas tem caçado são encontrados intactos, quase por completo. Aparentemente, elas estão focando apenas nos fígados dos tubarões, deixando o resto do corpo para apodrecer no oceano.

Mas por quê?

Por que a orca come o fígado do tubarão?

A razão não é muito diferente do que os próprios humanos fazem. O motivo principal da orca estar comendo apenas o fígado dos tubarões-brancos é devido aos nutrientes que esse órgão possui.

Da mesma forma que um humano toma um suplemento quando está com uma vitamina baixa, para se manter saudável, as orcas comem os fígados dos tubarões-brancos por ser um alimento cheio de vitaminas essenciais à sua saúde.

A coisa principal que as orcas buscam quando se alimentam do fígado de um tubarão-branco é um composto chamado esqualeno. O esqualeno é um composto orgânico que todas as criaturas produzem; contudo, apenas os tubarões concentram a produção de esqualeno em seus fígados.

gerald schombs 8DO2XXCoB0Q unsplash
Mesmo o grande tubarão-branco é alvo dessas baleias. Imagem: Unsplash

Como a orca remove o fígado do tubarão-branco?

Ainda que as orcas sejam significativamente maiores que todas as coisas que elas comem, essas predadoras ainda tomam muito cuidado na hora de caçar, para reduzir o potencial de risco. Na hora de caçar um tubarão-branco, portanto, mesmo para ela vale a pena tomar cuidado.

Como resultado, elas desenvolveram habilidades de caça que tornam essa tarefa mais fácil. Quando um grupo de orcas localiza um tubarão, elas normalmente o cercam, impedindo-o de fugir. Então, com um movimento rápido e simples, elas giram o tubarão até que ele fique de barriga para cima.

Quando um tubarão está de barriga para cima, ele entra num estado de sono profundo, conhecido como imobilidade tônica. Em resumo, eles ficam completamente paralisados por pelo menos um minuto, tempo o suficiente para a orca capturar o seu fígado.

Assim, com o tubarão imobilizado, a orca morde sua presa com precisão, “espremendo” o fígado para fora.

As orcas também gostam de outros órgãos além do fígado?

Ainda que o fígado dos tubarões seja apetitoso para as orcas, elas parecem ter expandido a sua dieta. Na África do Sul, elas começaram a mirar nos corações e testículos do tubarão-branco. Ambos os órgãos possuem seus próprios nutrientes, o que leva as orcas a buscá-los na caça.

Além disso, em certas partes do mundo, a orca especificamente busca pela língua da baleia. Assim como nós preferimos certos cortes de vaca, as orcas também parecem ter suas preferências carnívoras. As porções macias da língua e mandíbula inferior parecem ser o “corte perfeito” para uma orca faminta.

Claro, há um benefício nessas preferências, uma vez que uma dieta rica torna as orcas mais saudáveis. Além disso, enquanto viajam através do mundo, elas espalham esse conhecimento para outras orcas. Como são criaturas inteligentes, elas conseguem aprender com esses comportamentos, assimilando-os em seu estilo de vida.

Compartilhar