Leão se assusta e sobe em árvore para fugir de búfalos que estavam cercando-o. O rei da selva fugiu com o rabo entre as pernas quando a manada se agitou em torno dele, escalando numa árvore para tentar se proteger.
Mas isso não foi o suficiente. Apesar de escapar para temporariamente para um local seguro, o felino logo voltou a ser cercado outra vez, com os búfalos rodeando abaixo dele, esperando que ele caísse da árvore.
Charles Comym, um ex-oficial do exército, 63 anos, foi quem viu a cena impressionante quando explorava a Maasai Mara, uma reserva do Quênia, ao lado da sua esposa.
O casal estava aproveitando o último safári do período de férias, sem ter ideia do que iriam encontrar em breve, e do quão marcante seria sua última memória da viagem.
Juntos com um guia experiente, eles estacionaram próximos a uma manda de búfalos, que protegia cuidadosamente um filhote.
Então, de repente, os animais começaram a ficar nervosos. Comyn relata: “De repente, literalmente do nada, um leão surgiu do seu esconderijo correndo para uma árvore próxima, com os búfalos em seu encalço.”
“Não demorou muito para o leão subir na árvore, temendo pela própria vida. Os búfalos circularam embaixo, sentindo o cheiro do leão. Eles não iriam deixá-lo escapar’.
A manada percebeu que o leão estava caçando o jovem búfalo, disse Comyn, e não pretendiam facilitar sua escapada.
Contudo, depois de alguns segundos se pendurando na árvore, o leão covarde começou a tremer e escorregar. Em desespero, o felino soltou um rosnado e de repente saltou da árvore, correndo na direção do jipe de Comyn e desaparecendo pelos arbustos.
“Foi um momento de arrepiar”, contou Comyn. “O leão não conseguiu se segurar por muito tempo – dava pra sentir que ele estava quase condenado – então ele precisou fazer outra tentativa para fugir”.
Foi somente então que o casal avistou o búfalo recém-nascido, que era quem os búfalos estavam protegendo do felino. Com o leão longe, logo eles voltaram a se acalmar.
“Que ocorrência mágica, inesquecível e, como aprendemos depois, inédita”, Comyn completou.