Vários animais da Era do Gelo encontrados em caverna selada no Reino Unido

Milena Elísios

Arqueólogos fizeram uma série de descobertas raras durante investigações em uma caverna recém-descoberta na cidade de Sherford, no Reino Unido, oferecendo um vislumbre único da Era do Gelo na Grã-Bretanha.

A caverna foi descoberta durante a construção de um novo empreendimento habitacional e seu ecossistema antigo data entre 60.000 e 30.000 anos de idade.

A escavação dos restos foi realizada em colaboração com a Orion Heritage, a Arqueologia AC baseada em Exeter e uma variedade de especialistas acadêmicos. Eles foram assistidos por The South West Science Advisor da Historic England.

Sherford bone cave: Mammoth, rhino and wolf remains from the Ice Age found  in major discovery - Plymouth Live

Os pesquisadores descobriram os restos de uma presa, um dente molar e outros ossos de mamutes lanosos, assim como um maxilar inferior incompleto e um crânio de rinoceronte, e um esqueleto quase completo de um lobo.

Os restos parciais descobertos incluem um cavalo, uma hiena, uma lebre da montanha, assim como morcegos, musaranhos e uma raposa vermelha. É provável que mais ossos de mamíferos menores sejam encontrados na análise laboratorial pós-excavação.

Se todas as criaturas que foram encontradas na caverna viveram juntas no mesmo período de tempo ou existiram em vários locais durante um período de tempo mais longo, não está claro. Uma possibilidade é que algumas criaturas tenham caído na caverna e não tenham conseguido escapar. Os predadores carnívoros seguiram e enfrentaram o mesmo destino. Ou os animais pereceram em outro lugar, e os ossos foram lavados na caverna por um tempo.

“Esta descoberta é excepcional”, disse Duncan Wilson, chefe executivo da Historic England. “Ter encontrado restos parciais de tal variedade de espécies aqui em Devon nos dá uma visão fascinante dos animais que perambulavam pela Grã-Bretanha na Era do Gelo milhares de anos atrás, bem como uma melhor compreensão do ambiente e do clima da época. Estamos encantados que esta parte importante de nossa história será preservada para as gerações futuras”.

Artefacts in Sherford cave

O futuro da descoberta

A escavação já foi concluída, mas o trabalho continua fora do local, onde os ossos estão agora sendo limpos, conservados e estudados em detalhes.

“Esta investigação está em mãos excepcionalmente seguras com a melhor equipe arqueológica profissional que pudemos reunir, unindo um grupo de acadêmicos especializados de todo o Reino Unido com especialistas que trabalharam juntos por um longo tempo. Também envolveu uma equipe trabalhando no subsolo por semanas a fio para recuperar os restos mortais e coletar amostras com o máximo de cuidado. Trabalhamos com paixão e profissionalismo para realizar investigações minuciosas e diligentes”, disse um dos porta-vozes.

Embora todas as partes envolvidas nessas descobertas reconheçam que haverá interesse público, as pessoas ainda não poderão visitar o local. A área da caverna ainda não é adequada ou segura para visitação, e o acesso é altamente restrito e desafiador.

Compartilhar