Qual é o caminho contínuo mais longo possível da Terra?

Wellington Reis

A partir de qualquer local da Terra, o quão longe você pode ir sem cruzar grandes massas de água? Neste artigo, você irá descobrir qual é o caminho mais longo possível para se percorrer na Terra.

Um passo de cada vez

Se você assistiu ao filme “Forrest Gump”, de 1994, pode começar se perguntando quanto tempo levaria para ir aos Estados Unidos. Mas, quantos quilômetros esse jornada iria levar? 

O caminho mais curto é o da Califórnia até à Geórgia, que mede 3.764 quilômetros e pode levar de três a cinco meses. A rota mais longa, do norte da Califórnia ao Maine, chega a 5.676 km, levando seis meses para que seja cruzada.

Entretanto, o território continental dos EUA nem se compara à extensão da Rodovia Pan-Americana, pois ela é uma rede de estradas que se estende por 30.500 km de Ushuaia, na Argentina, até Prudhoe Bay, no Alasca.

Contudo, a rota, que inclui uma caminhada pelo Canal do Panamá por ponte ou eclusa, não pode ser percorrida inteiramente de carro, pois as estradas da Colômbia e do Panamá são separadas por um trecho de 66 milhas (106 km) de selva densa conhecida como o Darién Gap. Selva que foi completada a pé duas vezes por diferentes aventureiros. 

A primeira pessoa que fez a caminhada da Argentina ao Alasca foi o ex-marinheiro britânico George Meegan. Ele começou uma caminhada de 30.608 km em 1977 e a terminou 2.425 dias depois, em 1983.

Já Holly Harrison, um ex-militar do Exército dos EUA, fez a mesma viagem para o norte a pé em 2018 por uma rota mais direta de 23.305, a completando em somente 530 dias.

Outro candidato a caminho mais longo do mundo

caminho
(Por Larisa-K/ Pixabay)

Há outra possível rota para a caminhada mais longa possível, de acordo com o traçado por um usuário do Reddit em meados de 2020 com o Google Maps. Ele considera o Darién Gap intransponível, que começa na Cidade do Cabo, África do Sul, e termina 13.735 milhas (22.104 km) até o nordeste em Magadan, Rússia. 

Contudo, se alguém quisesse andar somente em linha reta, com botas de trekking imaginárias que fazem parte de terrenos intransitáveis, como as montanhas da Ásia Central. Ele encontraria sua viagem começando na China e terminando no sudoeste de Portugal, como calcularam dois engenheiros.

No ano de 2018, Rohan Chabukswar, um engenheiro elétrico e físico que trabalha na Collins Aerospace Applied Research and Technology em Cork, Irlanda, e Kushal Mukherjee, engenheiro da IBM Research em Nova Delhi fizeram um cálculo com a rota terrestre mais longa possível que não cruza água 

Seu caminho é de 11.240 km, começando do sudeste da China e passando por 13 países adicionais: Mongólia, Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Suíça, França e Espanha – antes de terminar perto de Sagres, Portugal. 

“Os autores admitem que foi um exercício recreativo, e eles têm um parágrafo de advertências, usando uma rota circular é amplamente percebida como a distância terrestre mais curta entre dois pontos em nosso planeta elipsoidal”, Dan Cole, cartógrafo-chefe e GIS coordenador da Smithsonian Institution, entretanto, não esteve envolvido no estudo. “Então, concordo que a trajetória calculada por Chabukswar e Mukherjee é provavelmente o caminho reto mais longo possível sobre a terra.”


Com informações de Live Science.

Compartilhar