Em 2019, agentes de proteção à vida selvagem identificaram um cervo com um adereço curioso, vagando pela reserva Mount Evans Wilderness. O animal tinha um pneu de carro preso em seu pescoço, como um colar. Desde então, equipes de especialistas buscam o animal para retirar o pneu e, finalmente, a procura acabou.
Nesta semana, os agentes de vida selvagem Dawson Swanson e Scott Murdoch conseguiram tranquilizar o cervo com sedativos e, afinal, retirar o pneu que estava preso ao seu pescoço. A ação só foi possível devido ao alerta de moradores locais, na região da County Road 126, no Colorado – EUA.
“Eu sou muito grato de poder trabalhar em uma comunidade que valoriza o recurso da vida selvagem do nosso estado,” diz o agente Swanson à imprensa. “Eu pude responder rapidamente a um chamado de um morador local referindo-se a um avistamento recente deste macho de cervo na vizinhança. Consegui localizar o macho em questão com um bando de em torno de 40 outros cervos.”
De acordo com os especialistas, ademais, o animal era jovem, mas ainda assim enorme. Nesse sentido, o macho tinha aproximadamente 272kg, mesmo sendo um animal relativamente jovem, com dois anos e meio de idade.
Os agentes precisaram cortar os chifres do cervo
Durante a ação, que aconteceu à noite, Swanson e Murdoch tranquilizaram o animal e precisaram trabalhar rápido. O problema é que a serra que eles utilizaram não estava cortando as tiras de ferro do pneu. Assim, os agentes precisaram agir com uma medida mais drástica.
Para isso eles tiveram que cortar os chifres do cervo e desencaixar o pneu do seu pescoço. Essa atitude pode parecer violenta e extrema, mas na verdade não causou nenhum dano ao animal.
“Foi difícil de remover,” diz Murdoch ao IFLScience. “Com certeza não foi fácil, nós precisávamos mover certo para tirar porque não conseguíamos cortar o aço nas bordas do pneu. Felizmente o pescoço [do cervo] ainda tinha algum espaço para movermos.”
Os chifres do animal, aliás, não têm terminações nervosas e irão crescer naturalmente, ainda em tempo para a próxima temporada reprodutiva.
De acordo com os agentes, o pneu estava cheio de lama e resíduos vegetais. Junto com o peso do pneu, o adereço de borracha pesava 16kg para o cervo. Apesar disso o bicho não tinha quaisquer lesões no pescoço além de uma pequena ferida e alguns pelos a menos.