Diferente dos zoológicos como os que estamos habituados, este santuário animal os mantêm os visitantes em jaula, enquanto os felinos caminham tranquilamente por todo espaço. O santuário de leões está localizado na África do Sul.
Suzanne Scott, de 53 anos, é fotógrafa e diretora da empresa sem fins lucrativos, e compartilhou nas redes sociais as imagens incríveis que registrou. Os visitantes em jaula conseguem ter ângulos exclusivos (e perfeitos) dos animais, o que não aconteceria durante o passeio em um zoológico tradicional. De acordo com os funcionários, a atração é muito procurada.
“Um fotógrafo profissional alemão que visita à gente regularmente doou a gaiola”, afirmou um deles. “Nós só adaptamos a experiência e incluímos os leões, após vermos a ideia em um programa de TV. O cubo é verificado regularmente por um engenheiro para garantir que pode carregar o peso com segurança caso um leão pule em cima dele”.
O santuário em questão, que fica especificamente em Harrismith, exerce um trabalho incrível no resgate de leões. Todavia, espera que até o final do ano consiga resgatar mais 17 felinos que precisam de um novo lar. “Como um santuário sem fins lucrativos que depende apenas de doações, as taxas do cubo para colocar visitantes em jaula oferecem uma pequena renda, que nos ajuda diretamente a alimentar e proteger os leões sob nossos cuidados”.
“Esperamos que outros cheguem entre novembro e dezembro, atualmente, está havendo resgate em um zoológico fechado no Oriente Médio”, explicou o santuário, querendo atrair visibilidade.
Visitantes em jaula podem ajudar a ‘evitar’ extinção dos leões
De acordo com a National Geographic Brasil, não é possível saber precisamente quantos leões existem no mundo, mesmo a estimativa sendo em torno de 20 mil indivíduos. Conforme explicou Nic Elliot, pesquisador especializado em leões da Universidade de Oxford, este número se “baseia principalmente em palpites, não no trabalho científico”.
A única certeza é que os leões, possivelmente, não sejam mais ‘reis’, pois a população dos felinos reduziu drasticamente nos últimos anos. Fatores como perda do habitat, invasão humana e escassez de presas, influenciam diretamente nesta queda. Para cada 1 leão na natureza, existem 15 gorilas-ocidentais-das-terras-baixas e 14 elefantes africanos, ou seja, eles estão vulneráveis à extinção.
Por isso, o trabalho do santuário é de extrema importância para manter esses bichos em nosso planeta. “Oferecemos tal experiência há quase dois anos e a segurança de nossos ‘clientes’ e felinos é a principal prioridade”, concluiu um dos funcionários, em relação aos visitantes em jaula.
Com informações de Daily Mail UK.