Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Veja como calcular a idade do seu gato

idade de um gato
Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay

Ter um gato de estimação é algo que deixa o ser humano muito mais feliz. No entanto, às vezes é notável o quão rápido eles crescem e logo se tornam adultos. Contudo, é possível calcular a idade do seu gato? A resposta é sim, porém, existe algumas diferenças na forma entre a faixa etária felina e a humana.

Aprenda a calcular a idade do seu gato

O primeiro passo que deve ser compreendido antes de realizar qualquer cálculo é que esses felinos possuem um ciclo de vida entre 13 a 17 anos. Os fatores que interferem nessa variável são: a raça do gato e as condições de vida nas quais ele está sendo criado.

Não é apenas sobre contar a idade a partir do dia que o felino nasceu, mas sim, saber como interpretar tais informações. Por exemplo, não é correto afirmar que um gato com 1 ano de idade, equivale a 7 anos de vida humana. Uma vez que os felinos atingem a maturidade mais rápido que os seres humanos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBEM: É possível se comunicar com seu gato piscando lentamente, diz estudo

De acordo com os especialistas, no momento em que o gato completa seus 12 meses de vida, um ser humano estaria em seu período de adolescência, mais precisamente, com 15 anos de idade. A fase adulta do felino é contada a partir dos seus 24 meses, comparando com o humano, esse valor corresponderia a 24 anos.

No mundo felino, a cada 2 meses completados, equivalem a 3 anos no mundo humano. Dessa forma, para calcular a idade do seu gato seria da seguinte maneira: se o animal tiver 6 meses, em idade humana ele teria o equivalente a 9 anos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Idade humana dos gatos

Quando dizemos que 3 anos humanos seriam 2 meses no universo felino, é preciso ficar atento à algumas exceções. Por exemplo, a partir dos 8 meses até 1 ano de nascimento do animal, o mês passaria a valer 2 anos ao invés de 3, como é tido nos primeiros 6 meses. Após o segundo ano de vida do animal, ocorrerá uma nova modificação na sua idade em relação a faixa etária humana. Assim, quando o gato completar 2 anos desde o seu nascimento, serão acrescidos mais 4 anos em sua idade.

idade do gato em relação aos humanos
Saiba como comparar a idade do seu animal de estimação felino. (Perito Animal)

Quanto ao seu tempo de vida, cada animal possui variações, que estão sujeitas a modificação advindo a diversos fatores. Sejam eles maus tratos, doenças infecciosas, parasitárias ou até mesmo, acidentes. Algumas raças de gatos também terão uma vida mais prolongada, e assim como os humanos, as fêmeas tendem a viver por mais tempo em relação aos machos.

LEIA TAMBÉM: Existem 5 tipos de donos de gatos, segundo a ciência

Um gato birgamês vive, em média, 16,1 anos. Os animais da raça siamês possuem um ciclo de vida aproximado de 14,2 anos. A raça persa pode viver até 14,1 anos, e o shorthair britânico, também conhecido como Gato de pelo curto inglês, chegam a viver cerca de 11,8 anos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Segundo o Guinness Book of Records (livro dos recordes), o gato mais velho do mundo viveu durante 38 anos e três dias, ou seja, 169 anos na idade humana. Portanto, antes de calcular a idade do seu gato, é preciso ter em mente as condições nas quais ele vive, para que o resultado seja mais verdadeiro.

Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...