Confira vídeo viral de sucuri-verde aproveitando seu aquário

Mateus Marchetto
Imagem: snakebytestv / Instagram

A sucuri-verde é uma das maiores cobras do mundo, competindo apenas com as pítons-reticuladas. Por esse motivo, esses répteis são difíceis de se manter e cativeiro. Ainda assim, muitas sucuris vivem em aquários, como é o caso da Ivy, a cobra que se tornou viral por seu vídeo embaixo d’água.

O vlogger Brian Barczyk foi quem registrou o momento em que a sucuri-verde se enrola e solta bolhas dentro de seu aquário. O vídeo, postado no Instagram, alcançou mais de 160 mil likes e 2 milhões de visualizações desde a postagem.

Na legenda do vídeo, o dono do zoológico “The Reptarium“, Brian Barczyk , afirma: “Amo ver Ivy, minha anaconda, aproveitando estar embaixo d’água. Quando ela solta bolhas é o melhor! #anaconda #greenanaconda #snake #giantsnake #reptiles #reptarium #brianbarcyzk “

Confira o vídeo aqui.

Sucuri-verde para além do Instagram

A sucuri-verde é a espécie de cobra mais massiva existente no mundo hoje. Esses répteis, assim, podem alcançar os 100kg, embora a maioria dos animais não passe dos 70kg. Isso as coloca praticamente empatadas com as pítons reticuladas na lista de maiores cobras do mundo. Isso porque as pítons são facilmente mais compridas, podendo chegar aos 7,5 metros de comprimento, enquanto as sucuris mal alcançam os 6,0 metros. Todavia, as pítons são muito mais leves.

Ainda assim, há registros não confirmados de sucuris-verdes passando dos 8 metros de comprimento. No Instituto Butantan, ademais, existe uma pele conservada que pertenceu, provavelmente, a uma sucuri que atingiu mais de 7,5 metros de comprimento. Um animal com essas medidas poderia atingir até 200kg.

anaconda 3778061 1920
Imagem: Denis Doukhan / Pixabay

Apesar de assustadoras, as sucuris raramente atacam humanos. Assim como qualquer outro animal silvestre, os ataques acontecem quando o bicho se sente ameaçado ou exposto. Casos de sucuris devorando humanos são extremamente raros e só acontecem quando o animal está com muita fome. Naturalmente esses répteis consomem porcos selvagens, capivaras, pequenos roedores e algumas espécies de outros répteis e aves.

Pítons e sucuris não são venenosas, contudo. Na verdade estes animais matam as presas por asfixia, enrolando seu corpo musculoso ao redor do tórax da presa e a asfixiando até a morte. Ainda assim essas cobras têm presas e mordidas bastante fortes, que podem servir como um alerta para invasores do seu espaço.

Compartilhar